Como decorar uma sala de estar pequena? Veja 7 dicas incríveis

2
1782

Todos os espaços pequenos apresentam desafios na hora de decorar, mas como a sala de estar é o lugar onde você provavelmente passa a maior parte do tempo ou o que recebe as visitas, aproveitar bem o espaço sem perder estilo e conforto pode ser complicado.

Como encontrar um equilíbrio entre deixar o ambiente espaçoso e ao mesmo tempo funcional? Qual tipo de mobiliário escolher? O que deve-se evitar? Não se preocupe, listamos 7 dicas que te ajudarão nesse processo de como decorar uma sala de estar pequena. Vamos começar?

1. Use espelhos e papéis de parede

Uma pequena sala de estar, especialmente se tem apenas uma janela, pode trazer uma sensação claustrofóbica. Assim, criar um ponto focal, aumentar a luz e adicionar profundidade usando espelhos e papéis de parede são boas dicas. Se você conseguir posicionar o espelho em frente a uma janela, melhor ainda — ele refletirá a visão de fora, dando a impressão de uma janela extra.

2. Pendure as cortinas o mais alto possível

Muitos pensam que cortinas deixam um ambiente que já é pequeno, ainda menor, mas se você usá-las da maneira correta nesse processo de como decorar uma sala de estar pequena, terá um ambiente aconchegante e aparentemente maior. Pendure-as o mais alto possível, pois isso dará a impressão de um pé-direito (distância entre o chão e o teto) alto e, assim, um ambiente mais espaçoso. Opte pelos tecidos mais leves, translúcidos e de cores claras, para otimizar ainda mais essa ideia.

3. Escolha um sofá de dimensões compatíveis

É possível ter um sofá em sua sala de estar de dimensões compatíveis com o ambiente sem perder o conforto de uma peça volumosa. Dê uma passada em lojas de antiguidades, elas são um ótimo lugar para encontrar móveis em pequena escala. Visite também empresas de móveis planejados e faça um projeto exclusivo para seu ambiente. Busque pequenos sofás, pufes e cadeiras, eles cumprirão o papel sem deixar o espaço com muita informação.

4. Adicione plantas

Assim como papéis de parede e espelhos, as plantas também são uma ótima maneira de adicionar profundidade a uma sala de estar pequena. Um vaso com folhas exuberantes suaviza cantos e engana o olho, dando a impressão de que há mais espaço ali do que realmente existe. As plantas também são especialmente eficazes ao lado ou atrás de cadeiras e sofás.

5. Invista numa peça “invisível”

Você quer tanto uma mesa de centro mas não sabe como decorar uma sala de estar pequena com uma peça que ocupa tanto espaço? Invista numa peça “invisível”! Acrílico e vidro são materiais maravilhosos para usar nesses pequenos ambientes, pois eles ocupam um espaço visual zero. Tente uma mesa de centro ou mesas laterais, com bordas em cachoeira (cantos arredondados), e terá funcionalidade sem pecar no exagero.

6. Use a iluminação de maneira inteligente

A sala ficará ainda mais convidativa com a iluminação certa, fazendo com que você relaxe depois de um longo dia de trabalho. Mas para conseguir esse efeito é preciso que você escolha tudo de maneira inteligente. Opte por peças que possam ser instaladas junto às paredes ou penduradas no teto, assim poupa o espaço que seria ocupado por um abajur de mesa ou uma luminária de chão.

7. Use o espaço vertical

Se a sua pequena sala de estar é abençoada com um pé direito alto, tire o máximo proveito desse espaço extra! Enquanto o espaço vertical não ajuda muito na hora de colocar um assento extra ou uma mesinha de canto, ele pode ser útil para dar a impressão de que o espaço é muito maior e mais grandioso do que ele realmente é. Preencha a parede com diversos quadros, de diferentes tamanhos, use prateleiras em diferentes alturas ou, ainda,nichos com elementos decorativos.

Com os apartamentos e casas ficando cada vez menores, pode parecer difícil decorar os ambientes sem deixá-los carregados, mas com as peças certas e alguns truques é possível deixar tudo muito agradável.

Esperamos que essas dicas te ajudem no processo de como decorar uma sala de estar pequena. Como você decorou a sua sala pequena? Conhece mais alguma dica que não mencionamos aqui? Compartilhe-a com a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.