Como decorar sua mesa da ceia de Natal?

0
1218

Organizar uma ceia de Natal requer vários cuidados especiais. A decoração da mesa é, sem dúvida, um dos pontos principais. A seguir vamos dar algumas dicas de como preparar a mesa da ceia de Natal para você já entrar no clima festivo de fim de ano.

Definindo cores e temáticas para a mesa da ceia de Natal

Antes de adquirir os itens para a sua ceia, é preciso definir as cores e a temática da festa. A dica é inovar, propondo cores diferentes da ceia do ano anterior, porém buscando reaproveitar alguns itens essenciais já adquiridos e disponíveis em casa.

Para quebrar um pouco a temática tradicional, as cores mais associadas ao Natal (vermelho, branco e verde) podem sofrer variações de tons ou serem substituídas por outras combinações próximas, como o vinho, o bege e a turquesa. Outras sugestões de combinações são o azul com prata e o branco com dourado.

Para uma temática mais rústica, invista em tons sóbrios ou puxando para tons de madeira ou de terra. Um exemplo seria trabalhar o bege e o tom de madeira com um verde musgo.

Preparando a base: a escolha da toalha de mesa

A toalha de mesa é um dos itens principais da ceia de Natal. Você pode escolher torná-la o item central, ao colocar uma toalha com cores mais chamativas ou com padronagens natalinas, ou pode optar por deixá-la literalmente como pano de fundo, ao selecionar uma toalha com cores mais neutras ou sóbrias.

A toalha tradicional pode ser substituída por um “corre-mesa” ou por jogos americanos. Pode-se também brincar com as texturas, trazendo tecidos bordados ou em outros materiais, como o bambu.

De olho nos detalhes: decorando com guardanapos, taças e pratos

Com a escolha das cores e da toalha de mesa, você poderá selecionar melhor demais itens, de modo a criar equilíbrio e coerência entre as peças. Caso você tenha optado por uma tolha mais detalhada ou com cores mais fortes, busque equilibrar os demais elementos com objetos mais crus ou de cores mais neutras. Para manter a coerência da temática escolhida, explore tons sobre tons.

Em toalhas mais simples ou neutras, o guardanapo, as taças e os pratos podem exercer mais destaque. Mas não se esqueça de tirar do armários aquelas peças guardadas para uma ocasião especial, enriquecendo a composição.

Como decorar sua mesa da ceia de Natal (2)

Itens que realçam o espírito natalino: centro de mesas e velas decorativas

Agora que você tem a base e os elementos essenciais para sua ceia de Natal, invista em peças que fazem parte do imaginário natalino. Centro de mesas com pinho, bolas de natal, velas ou pot-pourri (podendo ser feito com uma mistura de flores, folhas secas e especiarias) podem ajudar a compor o visual. Um diferencial pode ser um centro de mesa composto com galhos secos ou com nozes e frutas.

Dando destaque ao elemento principal: a ceia como parte da decoração

A própria ceia pode servir como elemento decorativo, quando disposta de acordo. Para tanto, invista em peças mais detalhadas, como bandejas, cerâmicas ou pratos especiais para bolos e tortas. E capriche na apresentação do prato!

E então, gostou das dicas de decoração para mesa da ceia de Natal? Aproveite e confira esse outro post nosso sobre decoração natalina: 3 dicas para deixar a casa com o clima das festas de fim de ano.

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria