Como decorar os pés da cama

0
1474

Nem sempre o espaço livre aos pés da cama é aproveitado como deveria, não é mesmo? Nesse caso, se o ambiente é muito pequeno e o quarto não oferece grandes possibilidades decorativas, o ideal é não incluir muitos detalhes nesse cantinho do dormitório. Já em quartos mais amplos, certamente vale a pena decorar os pés da cama para deixar o cômodo ainda mais bonito, charmoso e acolhedor. Quer saber como fazer isso sem comprometer a funcionalidade do ambiente? Então continue lendo o nosso artigo:

Coloque ali um baú

Uma boa forma de ao mesmo tempo decorar e otimizar o espaço é colocar um baú aos pés da cama. Além de ajudarem a compor a decoração, os baús podem ser usados para guardar revistas, álbuns de fotografia ou até mesmo parte do enxoval, funcionando como uma extensão do armário. Isso sem contar que ainda agregam um charme a mais ao ambiente! Se o quarto segue a linha mais rústica, aposte em baús de madeira, vime ou outro material mais simples. Em quartos modernos, por sua vez, os baús coloridos são mais que bem-vindos. Já em quartos com um ar mais retrô, baús envelhecidos ou patinados são as melhores escolhas. Vale ressaltar que os baús com rodinhas são ainda mais funcionais e versáteis, pois podem ser transportados com facilidade.

Invista em pufes

O quarto pode ficar mais bonito e acolhedor com vários pufes aos pés da cama, que podem ter tamanhos e formatos diferentes. Vale até fazer um mix com pufes redondos e quadrados, por exemplo. As cores podem ser padronizadas ou não, desde que a escolha seja coordenada com o estilo do restante da decoração. Caso você prefira um efeito super clean, opte por um único pufe maior e mais alongado. E o mais legal de ter pufes no quarto é que se você receber visitas e precisar de assentos extras, esses móveis multifuncionais podem ser emprestados para outros cômodos!

Dê lugar a uma sapateira

Não conta com um lugar específico para guardar os sapatos, que ficam espalhados pela casa afora? Pois uma ótima pedida para resolver esse problema e ainda decorar os pés da cama é investir em uma sapateira baixa, de preferência com portas de correr. Além de deixar o visual do quarto mais bonito, a sapateira é um móvel mega funcional, que facilita bastante o dia a dia. Vale ressaltar que já existem sapateiras em formato de baús que também cumprem a função de pufe, ou seja, dá para guardar os calçados dentro do móvel e ainda se sentar sobre ele para se calçar. Uma mão na roda, não acha?

Aposte em uma chaise

Decore o quarto com muito estilo colocando uma chaise aos pés da cama. Em quartos amplos, divãs, bancos alongados, um recamier e até um sofá podem ser usados, desde que se planeje cuidadosamente a decoração para o visual não ficar sobrecarregado. E fica a dica que se quiser dar um toque a mais de elegância e sofisticação ao dormitório, uma escolha acertada é usar chaises com acabamento em capitonê.

Inclua um belo tapete

Outra sugestão que funciona muito bem na decoração de quartos é colocar tapetes aos pés da cama. Nesse caso, o mais indicado é investir em tapeçarias longas e retangulares, no estilo passadeira. Já que é para o quarto, dê preferência a tapetes felpudos, que são mais aconchegantes — só se assegure de que quem dorme no quarto não é alérgico, já que tapetes altos tendem a acumular mais pó. Mas ainda assim não há nada que uma limpeza caprichada não resolva!

Agora nos conte se gostou das nossas dicas de como decorar os pés da cama! E você, como decora essa parte do seu quarto? Comente aqui e não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar sempre conectado com as novidades do mundo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria