Como decorar o vão embaixo da escada

0
1410

Uma das regras de ouro dos projetos modernos de decoração é otimizar os espaços para torná-los mais funcionais. E nos dias de hoje, em que os imóveis estão cada vez mais compactos, aproveitar cada cantinho da casa é mesmo essencial. Até mesmo um espaço aparentemente complicado, como o vão embaixo da escada, pode ganhar uma nova funcionalidade, bastando para isso usar uma boa dose de criatividade, contar com um planejamento adequado e muito bom gosto para transformar esse cantinho em um ambiente especial. Quer saber como? Então continue lendo o nosso artigo e descubra:

Home office

Uma forma ao mesmo tempo básica e extremamente funcional de decorar o vão embaixo da escada é montar um pequeno escritório em casa. Essa ideia é interessante especialmente para quem não conta com um cômodo específico para montar um home office. No caso, coloque uma escrivaninha, uma cadeira confortável, equipe o espaço com computador e um bom abajur e prontinho, você já tem um escritório! Para decorar, use porta-retratos, quadros e o que mais quiser manter perto de você na hora do trabalho.

Jardim interno

Outro jeito bacana de aproveitar o vão embaixo da escada para deixar a casa mais bonita e acolhedora é dedicar esse espaço à montagem de um jardim interno — também chamado de jardim de inverno. O verde traz um toque de vida e frescor para o ambiente, além de ter um enorme potencial decorativo. Sendo assim, invista, claro, nas plantas, mas também em pedras, fontes e outros elementos de decoração para deixar seu jardim ainda mais incrível.

Biblioteca particular

Se você não tem nenhum espaço exclusivo para guardar livros na sua casa, que tal transformar o vão embaixo da escada em uma biblioteca particular? Para isso, instale prateleiras no ambiente e passe para a organização do seu acervo. Aí é questão de gosto: os livros podem ser organizados por gênero literário, nome do autor, nome da obra ou até por cor e tamanho dos exemplares.

Espaço zen

O vão embaixo da escada também pode servir para montar um cantinho de leitura ou um espaço zen, dedicado ao descanso e ao relaxamento. Coloque aí tapetes, pufes, almofadas, um revisteiro, plantinhas e até mesmo elementos exotéricos, caso goste. Velas, incensos, óleos aromatizadores e aparelhos de massagem também são excelentes opções.

Armários planejados

Falta espaço para guardar os objetos da sua casa? Então aproveite o vão embaixo da escada para instalar armários planejados, com portas e gavetas para estocar brinquedos, ferramentas, itens de enxoval, álbuns antigos, mantimentos e o que mais desejar. Só procure se lembrar de que esse armazenamento deve ser categorizado, para não misturar, por exemplo, alimentos com produtos de limpeza.

Cantinho pet

Se você tem animais de estimação em casa, um jeito charmoso e aconchegante de acomodá-los, especialmente em épocas de frio e chuva, é montar um lar para seus pets exatamente nesse vão embaixo da escada. Assim eles ficam protegidos, acolhidos e sempre ao alcance de seus olhos. Não parece ótimo?

E aí, gostou das nossas sugestões de aproveitamento de espaço? Tem outras ideias de como decorar o vão embaixo da escada? Comente e divida suas sugestões conosco! Ah, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para ter acesso a outras dicas de decoração em primeiríssima mão!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria