Como decorar a casa com influências africanas

0
1601

Assim como na moda de acessórios e vestuário, a tendência étnica também está em alta na decoração de interiores. E uma das vertentes mais fortes dentro dessa tendência decorativa é a referência ao estilo africano, que reúne cores, materiais e estampas exóticas capazes de agregar charme e personalidade a qualquer ambiente. Mas você já conhece e gosta desse estilo de decoração? Quer saber como decorar a casa com influências africanas? Então leia o nosso artigo e confira dicas incríveis para levar um pedacinho desse intrigante continente para dentro da sua residência! Vamos lá?

Invista em peças artesanais

Quando se trata de decorar a casa com influências africanas, os trabalhos manuais precisam fazer parte do projeto, trazendo as cores, formas e texturas desse continente tão rico. Objetos artesanais como mandalas, vasos, quadros, instrumentos musicais, esculturas e as famosas máscaras africanas sintetizam um pouco da cultura local, além de agregar muita autenticidade ao ambiente.

Aposte no mix de materiais

Para dar um apelo rústico e natural aos espaços, mescle materiais como madeira, couro, vime, argila e outros elementos que remetam à atmosfera africana. Vale lembrar que as plantas também são super bem-vindas em propostas étnicas, especialmente nas decorações com influências africanas.

Acerte na escolha das cores

O verde vivo das plantas e um verde mais musgo em móveis caem super bem na proposta safari. Já os tons terrosos conferem um clima de savana bastante convidativo e acolhedor à decoração. Então use e abuse do marrom, do creme e do cáqui. Elementos pretos, acobreados e dourados também compõem o estilo africano com muita elegância. Nesse quesito, uma boa dica para decorar a casa com influências africanas é pintar uma das paredes com uma cor mais escura do que a tonalidade das demais paredes. Isso cria profundidade e dá destaque a peças que podem ser penduradas, como esculturas de bronze, carrancas de madeira ou artigos da cultura tribal.

Inclua também muitas estampas

É simplesmente impossível falar de decoração africana sem mencionar a estamparia! E é aí que entra oanimal print, que vem com tudo não apenas nas passarelas e nos editoriais de moda, mas também nas decorações residenciais. Por isso, vale usar estampa de tigre, zebra, onça e até de girafa na décor. Só tome cuidado para a composição não ficar sobrecarregada. Para tanto, em vez de revestir uma parede inteira com papel estampado, por exemplo, invista em capas de almofadas, tapetes, vasos e outros detalhes, mantendo as bases neutras para conferir o equilíbrio decorativo desejado.

Leve em conta a região africana

Como o continente africano traz várias possibilidades decorativas, o estilo da décor acaba variando de região para região. Assim, na Argélia e no Marrocos, por exemplo, que ficam no norte da África, a decoração se baseia na mistura de influências e há, inclusive, referência à cultura árabe. Já o estilo decorativo do sul da África pende para as referências tribais. Por isso, é imprescindível levar essas diferenças em conta na hora de optar por um leque de referências para chamar de seu, não acha?

Pronto para decorar a casa com influências africanas? Por onde pretende começar? Comente aqui e divida seus planos conosco! E se curtiu as nossas dicas de decoração de hoje certamente também vai gostar de outros materiais exclusivos do nosso blog! Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades do mundo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria