Como conservar móveis em madeira

0
1140

Sejam itens herdados da família ou novos elementos escolhidos a dedo para a decoração da casa, os móveis em madeira são muito usados até hoje especialmente por sua beleza e durabilidade ao longo dos anos. Sua aparência natural não só confere um ar extremamente aconchegante a qualquer ambiente como oferece uma versatilidade enorme à decoração, pois a madeira combina facilmente com inúmeros outros elementos, indo dos mais rústicos aos mais modernos. Mas a verdade é que os móveis em madeira precisam de cuidados bastante específicos para manterem a aparência desejada. Quer aprender a conservá-los direitinho? Então fique de olho nas nossas dicas:

Como fazer a limpeza diária?

Por mais que cada tipo de madeira possua suas particularidades, na hora da limpeza é possível, sim, generalizar algumas regras. Por isso, a primeira dica é evitar ao máximo os produtos químicos ou abrasivos. Assim, o ideal é usar apenas uma flanela ou um paninho umedecido com um pouco de sabão neutro no dia a dia. Não encharque o móvel, pois a madeira pode absorver o líquido e ficar manchada. Para finalizar os cuidados com essa limpeza, você pode fazer um bom polimento semanalmente com uma mistura caseira mesmo — já que produtos industrializados podem conter álcool ou silicone em sua composição —, adicionando uma parte de limão a três partes de azeite. Não parece simples?

O que fazer com os arranhões?

Na prática, riscos acabam inevitavelmente surgindo nos móveis em madeira, que podem por isso ficar com uma aparência envelhecida antes da hora. Mas nada de desespero, porque há algumas boas alternativas para reverter a situação. Se forem superficiais, os arranhões podem ser preenchidos com cera de abelha ou até mesmo uma pomada para calçados na cor mais próxima do móvel possível. Dependendo da madeira, ainda há quem indique esfregar alguns dentes de alho ou pedaços de noz moscada sobre a superfície arranhada, até que ela seja totalmente preenchida. Após esse procedimento, aplique uma camada de cera para móveis.

Já se o arranhão for mais aparente, a dica é fazer uma boneca com algodão enrolado em um pano macio e mergulhá-la em uma bacia com água fervente — como é importante que a água não esfrie, vá aquecendo o líquido caso seja necessário. Molhe a boneca e a posicione sobre o risco, tomando cuidado para que a água não escorra para o restante do móvel. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias até que a marca desapareça. Feito isso, deixe a área secar e lixe para nivelar a superfície com o restante do móvel.

Que outros cuidados tomar?

Tomar alguns cuidados extras com os móveis em madeira pode contribuir significativamente para sua conservação e durabilidade. Então inclua as dicas a seguir na sua rotina diária:

  • Mantenha os móveis fora do alcance direto do sol, para não perderem sua cor;
  • Afaste aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores dos móveis, assim como os mantenha longe de fontes de umidade;
  • Para mudar os móveis de lugar, procure carregá-los em vez de arrastar ou empurrar;
  • Mantenha seus móveis em madeira sempre em pisos nivelados, para que funcionem adequadamente;
  • Para evitar riscos, não coloque objetos pontiagudos sobre seus móveis em madeira.

Viu como não é nada complicado cuidar dos seus móveis em madeira? Ficou ainda com alguma dúvida ou tem sugestões a fazer? Comente aqui e divida suas dicas e seus questionamentos conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria