Como começar uma horta em casa e cultivar seus próprios temperos?

3
1464

Com as novas formas de alimentação e a tendência do estilo de vida saudável cada dia mais presente na nossa rotina, ter uma horta em casa ajuda a cultivar e ter temperos frescos e variados sempre à mão. Além disso, é uma atividade que favorece o contato com a natureza diariamente, já que as ervas precisam de cuidados para crescer.

Com um pouco de criatividade e dedicação, é possível criar uma horta em casa, mesmo não tendo um jardim e dispondo de pouco espaço. Acompanhe nossas dicas para começar a cultivar seus temperos em qualquer lugar:

Escolha o local e o material ideal

Para criar uma horta em casa, comece analisando os cantinhos que recebem sol em algum momento do dia. A maioria das ervas precisa da luz solar para se desenvolver e crescer. Esse lugar pode ser o beiral de uma janela, ou até mesmo uma lateral da varanda.

Ervas e temperos não precisam de grandes vasos com terra para se desenvolverem. Para plantar suas mudas, você pode escolher: garrafas pet, vasos de diversos tamanhos, potes de vidro ou caixas de madeira.

Analise a circulação do espaço

Uma horta em casa, se não for colocada no lugar correto, pode causar alguns transtornos na rotina da casa.

Se depois de escolher o local com sol você notou que a circulação no espaço ficou mais complicada, e esbarrar nas mudinhas será um ato frequente, pense em hortas verticais para facilitar o cuidado e a colheita das ervas.

Opte por vasinhos apoiados com cabideiros fixados na parede, prateleiras e suportes para flores.

Selecione os temperos que não podem faltar na preparação dos seus alimentos

Alguns temperos são essenciais e precisam fazer parte da sua alimentação quando você começar uma horta em casa.

Com inúmeras propriedades, as ervas podem auxiliar na digestão e trazer novos sabores e aromas para sua comida.

Veja as características e como cultivar em casa os temperos mais utilizados na gastronomia:

  • Manjericão: O manjericão prefere temperaturas mais altas ou amenas. Se sua horta recebe pouco sol, opte pelo manjericão roxo que se adapta melhor a esse tipo de iluminação.
  • Alecrim: É considerada uma erva altamente resistente, podendo ser regado de três em três dias. É mais adaptado a climas quentes e secos.
  • Hortelã: Na hora de cultivar a hortelã, plante-a em um vaso separado. Suas raízes mais profundas podem prejudicar as outras ervas.
  • Sálvia: A sálvia é mais uma opção para quem não tem muito tempo para cuidar da horta diariamente. Ela pode ser regada de dois em dois dias, além de resistir ao inverno e se desenvolver em baixas temperaturas.

Fique atento aos cuidados para sua horta crescer

As ervas também precisam de cuidados diários para se desenvolver e crescer de forma saudável. Comece prestando mais atenção na hora de colher suas folhas: retire primeiro as folhas maiores para o consumo e mantenha as menores, que ainda estão crescendo. Anote mais algumas dicas simples e importantes para conservar sua horta em casa:

  • Adube a horta uma vez por mês. Escolha adubos orgânicos, como o húmus de minhoca e a torta de mamona.
  • Regue sua horta todos os dias no início da manhã ou no final do dia. Evite as horas de maior incidência do sol.
  • Não exagere na água. Encharcar a horta faz com que o excesso de água apodreça as raízes e mate sua planta.

Criar uma horta em casa é simples e fácil, qualquer lugar pode receber um cantinho com novos aromas e sabores. Depois que você começar a sua horta, ela se tornará essencial na sua cozinha! Além dos temperos naturais, você sabe quais outros itens são indispensáveis na hora de cozinhar? Que tal ler nosso post sobre isso?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.