Como começar um jardim vertical?

0
1551

Plantas energizam qualquer ambiente. Se você mora em apartamento e não possui uma grande área externa, o jardim vertical é uma ótima opção para revitalizar sua decoração.

A principal vantagem é que ele pode ser adaptado para ocupar o espaço que você tiver disponível, desde que, é claro, seja bem iluminado e arejado. No entanto, se você tiver pouca luz, não se preocupe. Existem plantas que vivem bem com luz indireta, basta pesquisar um pouco.

São muitos os modelos e funções de um jardim vertical. Trouxemos algumas das melhores dicas para você começar já o seu e levar muito mais cor e vida para sua casa. Vamos lá!

Garrafas plásticas estilizadas ou canos de PVC são ideais para um jardim vertical

As garrafas PET que costumam ir para o lixo podem ser transformadas em vasos de diversas cores e modelos, para receber pequenas plantas ou mesmo uma hortinha de temperos caseiros.

Basta fazer uma abertura em um dos lados da garrafa, horizontalmente, o suficiente para que você possa espalhar bem a terra e a planta ter espaço para crescer. Elas podem ser estilizadas com pinturas e desenhos.

Esse modelo é ideal para mudas e flores. Não recomendável para plantas rasteiras e que crescem rápido.

A mesma técnica pode ser usada para canos de PVC, com a vantagem de que os canos comportam plantas um pouco maiores.

Vasos coloridos não precisam ficar no chão ou em cima de móveis

Encontrados facilmente em casas de decoração e jardinagem, seu material é feito para combinar com o estilo delicado dos espaços pequenos e colorir o ambiente cinza das grandes cidades.

Para fazer seu jardim vertical, pendure-os diretamente na parede, economizando, assim, espaço para os móveis.

Escolha plantas com cores variadas e tenha o cuidado de deixar a parede com tons mais neutros. Mas você também pode usar a criatividade e brincar com as cores da parede e dos vasos, se preferir.

Comportam plantas um pouco mais vistosas do que os recipientes plásticos, mas ainda de pequenos tamanhos.

Vasos meia lua ficam perfeitos na parede

Vasos meia lua são ideais para plantas um pouco maiores, e ainda muito eficientes em apartamentos e casas pequenas.

São um pouco mais rústicos, por isso combinam mais com o ambiente externo, mas podem ser usados dentro de casa sem problema nenhum, além de dar um toque especial na decoração.

Madeira é o grande curinga do jardim vertical

A madeira é o material que mais pode ser reaproveitado como estrutura do seu jardim vertical.

Utilize pallets como suporte e pendure caixotes de madeira. Você pode fazê-los do tamanho que precisar e no estilo que mais combina com suas plantas.

Uma outra boa dica de decoração é que eles também podem ser transformados em bonitas estantes, quando colocados diretamente nas paredes.

A madeira reaproveitável fica muito bem no ambiente externo. No ambiente interno, é preferível que a madeira seja impermeabilizada. Você pode aproveitar para transformar seu jardim em painéis decorativos nos cômodos mais iluminados.

Quadros também podem ser vivos

Para ambientes sem área externa, os quadros vivos são uma ótima saída.

Fixados com buchas e parafusos, fazem as vezes de quadro decorativo, ao mesmo tempo em que sustentam um jardim, em geral, de plantas rasteiras.

Possuem um sistema de veda para evitar vazamentos, e é possível irrigá-lo de forma manual ou automática.

Wall Green pode ser uma grande solução

A “parede verde” é um sistema de encaixe que serve de estrutura para o jardim. É uma ótima alternativa para varandas e áreas externas, e traz a possibilidade de misturar plantas. No entanto, é preferível utilizar rasteiras e trepadeiras.

Os vasos, geralmente de cerâmica, e o sistema de rega devem ser adquiridos separadamente.

Objetos inusitados são a alma do jardim vertical

Chaleiras, latas de alumínio, baldes, garrafas de vidro e muitos outros recipientes podem ser tratados com criatividade para virarem lindos jardins.

Lave-os bem antes de colocar a terra, e personalize-os. Eles ficam bem em qualquer ambiente, desde que não destoem dos outros itens da decoração.

Citamos aqui algumas das melhores dicas para aproveitar os espaços da sua casa com um jardim vertical. Encontre seu estilo e conte para a gente, nos comentários, como ficou!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria