Colcha e cobre-leito: quais são as diferenças entre eles?

2
3916

Pequenos detalhes podem fazer toda diferença em um ambiente e a decoração ajuda muito nisso. Além de incrementar quartos e até mesmo salas, alguns itens ainda são extremamente funcionais e decorativos, como no caso da colcha e cobre-leito, por exemplo.

Mas na hora de escolher os modelos, a maioria das pessoas não sabe diferenciá-los. Apesar de serem artigos de cama muito parecidos, eles possuem certas diferenças e você precisa saber disso na hora de fazer sua escolha. Continue a leitura e acabe de vez com suas dúvidas!

Como identificar o que é uma colcha?

As colchas têm como característica principal o fato de cobrirem a cama toda, desde a área do travesseiro até o chão. Para diferenciá-las dos outros artigos que costumam cobrir a cama, basta saber que ela não possui preenchimentos, como no caso dos edredons, por exemplo.

A colcha funciona como uma coberta de cama e pode ser estampada, com babados, feita de crochê, patchwork, entre vários outros modelos. Ela se difere justamente por essas peculiaridades e pelos seus enfeites.

Os modelos de colchas geralmente lembram muito a casa de avó e alguns modelos beiram o estilo artesanal. Apesar de lindas, infelizmente as colchas não servem como cobertor e, por isso, são apenas um adorno para a cama.

Como saber quando é cobre-leito?

Muita gente acaba confundindo o cobre-leito com os edredons, mas ele é um pouco menos acolchoado. Por ser uma peça mais fina, geralmente é usado em dias ou estações mais quentes do ano.

Os cobre-leitos têm se tornado uma tendência em roupas de cama no Brasil justamente por isso! Eles atendem às necessidades de aquecer, mas não são tão cheios e pesados quanto um cobertor ou edredom.

Além disso, o cobre-leito consegue decorar o ambiente com muito mais alinhamento do que um jogo de edredom, por exemplo, já que é mais fino. Assim como no caso da colcha, você encontra várias opções de tecido, mas o algodão puro é o mais procurado.

De que maneira posso usar a colcha e cobre-leito?

As colchas são peças mais clássicas de decoração de quartos, e você pode selecionar aquele que melhor se adeque ao seu estilo. Pode apostar em tons neutros, mais escuros, estampados, de fuxico, crochê, patchwork — o que vai dizer é o restante do ambiente.

Já no caso dos cobre-leitos, é possível montar um ambiente mais relaxante com tonalidades claras ou aquecer o quarto com estampas florais e marcantes.

Para incrementar a decoração da cama, invista também em almofadas que dialoguem com a colcha, por exemplo. Mas não se esqueça de que ela precisa estar em harmonia com o resto do quarto: iluminação, tons da parede, móveis, abajures, etc.

Muita gente opta por seguir o estilo da cabeceira da cama para escolher as colchas ou os cobre-leitos. Também é uma forma interessante de combinar os elementos decorativos!

O que vai contar mais na hora de escolher entre colcha e cobre-leito é o seu objetivo na decoração: a beleza e exuberância de uma colcha ou a praticidade do cobre-leito, que também serve como cobertor.

As diferenças entre colcha e cobre-leito estão mais claras agora? Comente no post o que você achou e qual tipo de roupa de cama você prefere!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.