Coifa, depurador e exaustor: entenda as diferenças

0
1665

Coifa, depurador e exaustor entenda as diferenças1

Pare por um minutinho e pense: existe coisa mais desagradável do que casa com cheiro de gordura e fumaça? Difícil, não é mesmo? E esse tipo de odor não só é incômodo, como também compromete o bem-estar dos moradores e torna a permanência no espaço bem menos prazerosa. Mas a boa notícia é que há, sim, solução! E é nesse momento que entram as coifas, os exaustores e os depuradores para salvar a pátria! Mas quais são as diferenças e as semelhanças entre esses eletrodomésticos?

Pois antes de falarmos especificamente sobre cada um desses aparelhos, é preciso reforçar sua importância para os ambientes. Na verdade, manter uma boa circulação de ar na cozinha é simplesmente fundamental para impedir que a fumaça, os odores de gordura e o superaquecimento produzidos pelo preparo dos alimentos acabem atrapalhando o bem-estar dos moradores. Daí a necessidade de planejar o posicionamento das janelas e escolher um bom sistema de exaustão. Pronto para parar de confundir coifas com depuradores e exaustores de uma vez por todas? Então acompanhe:

Exaustor

O exaustor é um aparelho que, basicamente, viabiliza a troca do ar quente do ambiente interno pelo ar frio que vem de fora da residência. Esse equipamento normalmente é instalado a cerca de 2,5 metros do chão, de forma que, ao ser ligado, sua hélice e seu motor expulsem o ar quente para fora da cozinha. A verdade é que por mais que os exaustores possuam uma menor capacidade de remoção do cheiro e dos vestígios de gordura do ar se comparados às coifas, por outro lado possuem um grande potencial para deixar o ambiente mais agradável e termicamente confortável.

Coifa

A coifa é um eletrodoméstico que trata os vapores e gases resultantes da cocção. Atualmente existem modelos de coifas para ilhas e para paredes que podem funcionar de duas formas: modo exaustor e modo depurador. Enquanto o modo exaustor joga o ar quente para fora do ambiente, o modo depurador capta esse ar aquecido e engordurado para filtrá-lo e devolvê-lo limpinho para a cozinha. Por tudo isso, a coifa acaba sendo muito eficiente para manter a cozinha livre dos odores e vestígios de gordura, sendo indicada tanto para pequenos quanto para grandes espaços.

d

Depurador

Menorzinho e com uma potência também menor do que a das coifas, o depurador é o aparelho ideal para cozinhas pequenas, responsável por renovar o ar e devolvê-lo mais limpo para o ambiente. Com o depurador, toda a gordura retirada do ar fica grudada em uma grade de inox, processo menos prático que exige uma higienização constante para que tudo funcione corretamente, de forma que o mau cheiro não fique impregnado no espaço. Vale ressaltar que essa é uma ótima alternativa para ambientes em que não é possível instalar dutos de coifas.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre coifa, exaustor e depurador, vai ficar mais fácil escolher a melhor opção para sua cozinha, não é verdade? E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Ah, e para encontrar excelentes modelos de coifa, clique aqui e já escolha um aparelho para chamar de seu!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria