Cinco dicas para usar os produtos de limpeza da maneira correta

0
960

Se para você a prateleira de produtos de limpeza parece um laboratório de química do qual você nunca frequentou uma aula, não se desespere! Agora se você se considera uma boa dona de casa e já tem certa familiaridade com vassouras, rodos, baldes, flanelas e afins e pretende potencializar o uso desses apetrechos em suas incursões ao mundo da limpeza doméstica, essas dicas vão fazer todo o sentido.

Com nenhum conhecimento ou mediano, o fato é que escolher o produto certo para o fim desejado sempre acaba gerando alguma dúvida. Alguns produtos são clássicos, do tipo “must have” outros são destinados usualmente para um fim, mas surpreendem pela versatilidade. Outros, combinados entre si, fazem verdadeiros milagres na remoção da sujeira, seja em manchas nas roupas ou vidros embaçados.

O primeiro passo é verificar qual o tipo de sujeira precisa ser removida. Conheça alguns truques para usar os produtos de limpeza que podem te fazer economizar tempo e confira para qual fim é destinado.

Sabão em barra

Os do tipo azul são ideais para limpar alumínio, pois conta com propriedades branqueadoras. Já os de coco são bons para roupas brancas e delicadas. Misturar sabão em barra com outros produtos pode anular sua eficácia. O sabão em pó é usado para a lavagem de roupas. Apesar de ser usado para lavar pisos, pode causar corrosão nos revestimentos. Não deve ser misturado com água sanitária, pois forma uma fumaça tóxica.

Álcool

O álcool é a melhor opção para limpar vidros, espelhos e metais, porém é melhor aproveitado quando usado em superfícies pequenas devido ao fato de sua rápida evaporação, apenas 10 segundos. Nunca use álcool em superfícies de borracha, pois causa o ressecamento. Misturado ao vinagre, o álcool desinfeta e pode ser usado ainda para limpar janelas. Finalize a limpeza polindo o local com uma folha de jornal amassada.

Água sanitária

Água sanitária pode ter inúmeras utilidades e deixar limpos desde banheiros à roupas, mas é preciso cuidado na aplicação, utilize apenas em tecidos brancos, pois pode manchar os coloridos. Azulejos, pisos e vãos sanitários, também, ficam bem limpos com esses produtos. Frutas, verduras e legumes podem ser deixados de molho numa mistura de água e uma colher de sopa do produto para eliminar bactérias.

Detergente

O velho conhecido da cozinha, pode também ter muita utilidade além de deixar as panelas brilhando. A gordura acumulada nos azulejos do banheiro, por exemplo, sai mais facilmente com o uso do produto, que tem função de combater germes e bactérias.

Multiúso

Produtos do tipo multiúso removem o óleo e a gordura do fogão e materiais plásticos, mas não devem ser aplicados sobre materiais porosos como a madeira. Se precisar retirar tintas acrílicas de uma superfície, utilize removedor. A exceção fica por conta de pisos, pois quando aplicadas podem corroer o revestimento.

Para a remoção de óleos e tintas a água raz é indicada, pois tem efeito desengordurante e é solvente de tintas. Mas muita atenção! Só deve ser manuseada com luvas porque pode causar queimaduras na pele.

Coloque as nossas dicas em prática e não falhe nunca mais na hora de limpar a sua casa. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria