Mau cheiro na geladeira: saiba como prevenir

0
963

Quando abrimos a geladeira, tudo o que a gente espera é se deparar com comidas convidativas e um cheirinho agradável. Infelizmente, nem sempre é isso que acontece e acabamos perdendo o apetite ao abrir o eletrodoméstico!

Por descuido ou falta de conhecimento, muitas vezes não limpamos e nem conservamos a geladeira da maneira adequada. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para prevenir o mau cheiro na sua geladeira. As medidas são bem simples e, adotando-as, certamente esse problema vai acabar. Vem conferir nosso post:

Limpe a geladeira adequadamente

Para manter a geladeira sempre cheirosa, o ideal é limpá-la uma vez por semana ou a cada 15 dias. Primeiro você deve desligar o aparelho e, em seguida, os alimentos que podem ser aproveitados devem ser transferidos para caixas ou sacolas térmicas. Como a limpeza pode ser demorada, coloque gelo dentro do recipiente térmico. 

Feito isso, descarte os alimentos vencidos ou fora das condições de uso. Remova as prateleiras da geladeira e lave, enxágue e seque todas essas partes removíveis. É importante limpar todas as superfícies do eletrodoméstico, incluindo as laterais.

Use soluções caseiras

Se você deseja prevenir ou eliminar o mau cheiro da geladeira, uma boa pedida é visitar a sua dispensa. Por lá você vai encontrar produtos que podem ajudar bastante nesse processo, a começar pelo multifuncional bicarbonato de sódio. Esse pozinho mágico pode ser colocado em uma assadeira e deixado na geladeira fechada até que o cheiro ruim desapareça completamente. Ele é um ótimo neutralizante de odores! Se você preferir, pode usar também ½  colher de bicarbonato diluída em 1 xícara de água morna. Funciona igualmente! Vale destacar que o vinagre branco, o pó de café e a aveia também são eficientes para sugar cheiros.

O carvão é infalível

O carvão não é um produto que sempre costumamos ter em casa, mas ele pode ser encontrado no mercado com muita facilidade. O que isso tem a ver com a eliminação de odores na geladeira? Tudo! O carvão ativado absorve o mau cheiro. Para maximizar essa absorção, o ideal é diminuir a temperatura do refrigerador, mantendo a porta fechada por uma semana. O odor vai embora. Pode apostar!

Dicas extras

  • Nunca coloque a comida de volta na geladeira antes do mau cheiro ser eliminado completamente;

  • Quando a geladeira estiver descongelando, mantenha a porta entreaberta. Se ela estiver fechada, o mau cheiro irá piorar;

  • Não deixe carnes na parte de baixo da geladeira. Se o alimento descongelar e ficar perdido, o mau cheiro pode impregnar na sua geladeira;

  • Mantenha os alimentos cozidos em potes hermeticamente fechados;

  • Baunilha e folha de louro ajudam a manter a geladeira sempre cheirosa;

  • Nunca deixe alho batido, temperos ou cebolas cortadas dentro da geladeira sem que estejam em recipientes devidamente tampados;

  • Não passe mais de 15 dias sem limpar a geladeira. Caso contrário, será uma tarefa difícil evitar o mau cheiro!

E aí, gostou das nossas dicas? Você conhece outras estratégias e soluções caseiras para prevenir e combater o mau cheiro da geladeira? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria