Chega de bagunça! 6 dicas para organizar fios e cabos

0
1629

Atualmente, toda casa – por menor que seja – reúne uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos, incluindo televisores, aparelho de som, DVD, videogames, receptor de TV por assinatura, computador, impressora, teclado, mouse e assim por diante. Mesmo assim, nem todo mundo presta atenção aos cabos e fios desses equipamentos na hora de arrumar a residência. É importante, no entanto, ficar atento a esse cuidado para manter a organização: se  os cabos e fios  ficarem desorganizados e enrolados, eles acabam comprometendo a estética e segurança do lar.

Para evitar que esses dispositivos fiquem acumulados de baixo da mesa, enroscados uns nos outros e nos cantos apenas deteriorando e juntando poeira, listamos 6 dicas práticas e eficientes para organizar os fios e cabos. Quer conferir? Então vem com a gente!

Preparando o terreno

A fim de facilitar a organização dos cabos e fios, procure preparar o terreno. Primeiramente, é necessário determinar a posição fixa dos aparelhos eletrônicos. Em seguida, verifique se todos os cabos são necessários diariamente. Feito isso, etiquete cada cabo para saber qual é qual.

Sempre que for possível, diminua o tamanho dos cabos

Existem cabos de rede, energia e som que podem ser cortados ou até mesmo substituídos por outros menores para facilitar o manuseio e a organização. Vale destacar que fios mais curtos são sempre mais simples de organizar. Com isso, você ganha um tempo precioso na arrumação.

Use um organizador flexível para fios

Você encontra esse organizador nesse link. A grande vantagem desse objeto é que o  seu uso é bastante prático. É só juntar todos os fios e depois enrolar a serpentina neles. O resultado é um visual muito mais leve e organizado.

Aposte nas abraçadeiras de nylon

Esse método também é bastante simples e eficiente: basta unir todos os cabos e depois fixá-los com as abraçadeiras de nylon (lacres). A parte ruim é que, quando você precisar substituir qualquer componente, as abraçadeiras precisam ser cortadas e o processo terá que ser refeito.

Canaleta com canos de PVC também são uma boa alternativa

Para organizar os cabos e fios do seu computador, você pode  investir em canaletas específicas disponíveis no mercado ou projetar uma canaleta alternativa com cano de PVC, já que ela funciona do mesmo modo e é super econômica. Tudo que você deve fazer é medir corretamente o tamanho do tubo e se certificar que dentro do seu diâmetro cabem todos os fios. Por fim, abra a parte lateral do cano para facilitar a remoção dos fios quando for necessário. A canaleta pode ser fixada na parede ou na lateral da mesa.

Transforme os cabos e fios em decoração

Já que nem sempre dá para esconder os fios e cabos, uma ótima – e criativa – alternativa é assumí-los e integrá-los à decoração da sua casa. Desse modo, você une o útil ao agradável. A melhor dica para se fazer isso é usar os fios para criar desenhos na parede – o efeito é supermoderno e descontraído!

E aí, gostou das nossas dicas? Como você organiza os cabos e fios dos seus equipamentos eletrônicos? Se tiver mais dicas para compartilhar conosco, não se esqueça de deixar seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria