O charme atemporal das decorações clássicas

0
1694

Tradicionais e elegantes, as decorações clássicas nunca perdem o charme. Este estilo é caracterizado pela beleza e simetria, por isso nessa decoração não há espaços para grandes arrojos no design. Vale ressaltar que os ambientes clássicos envolvem muitos detalhes que, no conjunto da obra, geram um efeito requintado.

Quer saber um pouco mais sobre este padrão de décor tão bonito e atemporal? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como é possível trazer o toque clássico para dentro de casa!

Origens da decoração clássica

Basta olhar uma decoração clássica para ser remetido ao passado! Este estilo tem suas origens na antiguidade grega e romana, e não é à toa que sua arquitetura é marcada por colunas, traços ricos e requintados. Com o passar do tempo, as decorações clássicas passaram a receber influência da nobreza inglesa e francesa. Hoje, este estilo é mesclado com uma pitada de modernidade, sem perder toda a imponência da tradição antiga.

O que torna uma decoração clássica?

 A decoração clássica é sofisticada e simétrica, e são justamente estas características que a tornam clássica! Além disso, seu ar elegante, tradicional e luxuoso, aliado aos artigos clássicos, também contribuem para compor este tipo de décor. Neste sentido, destacam-se os móveis de marchetaria, madeiras nobres e estilo Luís XV. As poltronas de couro, cadeiras estofadas, espelhos, castiçais, cortinas dramáticas, quadros com molduras envelhecidas  e objetos de porcelana também dialogam bem com a proposta clássica, assumindo o papel de verdadeiras obras de arte!

Paleta de cores

 A paleta de cores da decoração clássica é composta por tonalidades como bordeaux, marrom, preto, verde esmeralda e azul marinho. Essas cores podem ser combinadas com ornamentos dourados, acobreados e prateados. Nas decorações clássicas mais claras e modernas, o ideal é apostar no branco, cru, creme, areia, bege e rosa antigo. Em ambos os casos, as cores são fechadas e discretas, pois o foco da decoração está nos adornos e no mobiliário, não necessariamente nas cores.

Estampas e papéis de parede

Não é regra, mas a maioria das decorações clássicas conta com revestimento de papel de parede, inclusive nos lavabos. Os padrões são variados, mas os mais indicados para a proposta clássica são os papéis com estampas de listras, floridos discretos ou adamascados. Fuja de figuras geométricas, poás e desenhos assimétricos. Estes padrões definitivamente não “casam” com as decorações clássicas!

Saiba mais sobre o estilo clássico

 

  • O ideal é que esse estilo seja adotado em espaços altos e amplos, que podem  receber as peças e móveis imponentes;

  • Rodapés, colunas, paredes e tetos trabalhados são bem-vindos nesta decoração;

  • Nos banheiros e nas cozinhas clássicos, o acabamento de mármore cai muito bem;

  • Nos quartos clássicos, cabeceiras estofadas e mosqueteiros estão longe de ser antiquados: vale a pena apostar nestes itens;

  • Cortinas longas e dramáticas, em veludo, seda ou brocado são peças-chave na decoração clássica;

  • Cristais e pratarias agregam sofisticação a esse tipo de decoração;

  • Em termos de iluminação, os abajures e lustres são os mais indicados;

  • Os arranjos de flores naturais dão mais vida e equilíbrio à decoração, evitando que o ambiente fique pesado ou demasiadamente dramático.

E você, é um fã declarado do estilo clássico? Apostaria nesta proposta para decorar sua casa? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria