Cerâmica para revestimento de paredes: saiba como usar

0
2024

Paredes revestidas com cerâmica têm sido cada vez mais utilizadas, especialmente em ambientes úmidos como banheiros, saunas e cozinhas. Este material também é de aplicação comum nas residências praianas, pois a maresia e o mofo estragam a pintura e acabam por demandar uma manutenção periódica. O revestimento de cerâmica simplesmente “manda para longe” este tipo de problema, e ainda é uma solução mais econômica do que a pintura!

Como se não bastasse, as paredes com este revestimento propiciam melhor conforto térmico, especialmente nos dias de calor, já que a cerâmica deixa os ambientes mais frescos e agradáveis. Quer aproveitar todas as vantagens do material no seu lar? Acompanhe nosso post e aprenda a usá-lo para compor os ambientes de sua casa!

Mais do que revestir: decorar 

É fato que a cerâmica é um material multifuncional, responsável por revestir e vedar superfícies. Além disso, o revestimento de cerâmica também pode embelezar os ambientes, já que existem cerâmicas com diferentes padrões, formatos, estampas e texturas.

Para um efeito mais clean, opte por peças lisas, neutras e sem detalhes. O próprio rejunte não deve chamar a atenção. Já para compor a décor de forma mais moderna e arrojada, aposte em cerâmicas coloridas. Por fim, se o seu objetivo for montar uma decoração mais clássica e diferente, escolha cerâmicas com motivos retrô ou coloniais.

Combinação com pastilhas

Quando se trata de cerâmicas, há uma infinidade de opções e combinações. Elas podem ser assentadas na horizontal, na diagonal ou na vertical. A composição, além disso, pode ficar mais charmosa se houver um acabamento com pastilhas complementando a cerâmica. Vale a pena investir um pouco mais neste diferencial.

Pesquise os preços e tendências

Para fazer a melhor escolha, pesquise e analise os tipos de cerâmica, a resistência da peça, as tendências de decoração e o rendimento de cada modelo de material. Pense que quanto melhor for o item e maior for a durabilidade, menor será a necessidade de manutenção e reparos. Neste caso, você deve enxergar a cerâmica como investimento e não como gasto.

Onde usar?

Segundo arquitetos, a principal função da cerâmica é criar uma camada protetora nos pisos e paredes de áreas úmidas, tais como banheiros, cozinhas, saunas e áreas de serviço. O material também é apropriado para locais que possuem contato com gordura: uma boa pedida, neste sentido, é usar revestimentos cerâmicos em espaços gourmet e áreas de churrasqueiras.

Dicas extras

  • Só misture cerâmicas diferentes com a supervisão de um profissional da área. Se não houver este acompanhamento, o resultado pode não ficar muito bom;

  • Seja cauteloso na hora da compra e observe se na caixa do produto há o índice de absorção de água. Assim, você pode comprovar se a cerâmica é adequada para o ambiente;

  • Lembre-se que peças grandes ficam melhores em cômodos amplos. O efeito é bem mais harmônico.

E aí, você gosta de cerâmicas na parede ou prefere usá-las exclusivamente no piso? Deixe sua opinião nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria