Casa aromatizada: 5 dicas para deixar os ambientes cheirosos

0
7

Um truque ótimo para aumentar a sensação de conforto e aconchego de uma casa é mantê-la com um cheiro agradável. Para deixar sua casa aromatizada, há diversos produtos capazes de eliminar o cheiro de mofo, de cigarro, de alimentos e quaisquer outros odores comuns nas residências. Acompanhe as dicas que separamos para você e saiba como deixar seus ambientes muito mais perfumados!

Deixe a casa aromatizada com produtos naturais

Os produtos naturais costumam ser grandes aliados de uma casa aromatizada. Para aproveitá-los, você pode fazer combinações em um difusor ou solução de spray para borrifar nos ambientes escolhidos. Veja algumas receitas interessantes:

Spray: 200 ml de alguma essência favorita + 700 ml de álcool de cereais + 100 ml de água mineral. Misturar tudo em uma embalagem com borrifador e deixar descansar por três dias. Aplique diariamente nos cômodos.

Difusor: 1 xícara de álcool + 1 colher de sopa de cravo-da-índia + 10 gotas de essência de sua preferência. Misturar tudo em um pote de vidro e acrescentar 8 palitinhos de madeira para que espalhem a fragrância no ambiente, de forma contínua e suave.

Outra solução prática é colocar vidros com canela em pau por todos os cômodos da casa. Além de espalhar o odor agradável da especiaria, esse tipo de arranjo também complementa a decoração.

Mantenha pastilhas ou sachês dentro dos móveis

Todo mundo conhece a dica de manter sabonetes em gavetas para perfumar roupas e acessórios, certo? Pois bem, você pode aplicar essa mesma estratégia nos móveis e outros compartimentos da casa para aromatizar ambientes.

Nesse caso, o ideal é produzir pastilhas ou pequenos sachês porque são itens mais discretos e adequados aos ambientes sociais. Veja como é fácil:

Pastilhas: misture pasta de gesso com água de colônia até formar uma massa firme. Depois, corte em pedaços pequenos e distribua em gavetas e nas portas dos móveis.

Sachê: misture flores, ervas e especiarias de sua preferência para criar o aroma. Dica: 100g de íris-de-florença + 100g de benjoim + 50g de cravo + 50g de casca de laranja + 200g de cálamo aromático. Reduza todos os ingredientes a pó e coloque em saquinhos de algodão. Finalize amarrando com fitas de cetim coloridas.

Distribua velas aromáticas em cada ambiente

Bonitas e cheirosas, as velas aromáticas não poderiam deixar de aparecer nessa lista. A vantagem é que você pode encontrá-las em qualquer loja de decoração e nos principais mercados com variações na cor, formato, textura e fragrância. Na hora de usá-las, tente adequar o aroma com o tipo e necessidade de cada cômodo:

Quartos: lavanda, alecrim, bergamota, sândalo, cedro;

Salas: gerânio, tangerina, lima, grapefruit;

Cozinha: laranja, hortelã, manjericão;

Banheiro: pinho, pitanga, eucalipto, maracujá.

Mergulhe esponjas em óleos e essências

Quem gosta de aromatizar a casa com discrição pode espalhar pequenos pedaços de esponja ou algodão embebidos em sua essência favorita e distribuí-los pela casa de maneira que fiquem escondidos. Pode ser atrás da televisão e dos quadros, embaixo do sofá, entre os móveis e outros lugares que achar estratégico.

Use incensos para finalizar as limpezas

Para a limpeza da casa ser ainda mais eficiente, finalize queimando incensos de sua preferência. Se for ao final do dia, a dica é acender um incenso com fragrância calmante para relaxar e descansar o corpo. Para isso, aposte nas fragrâncias de alfazema, mirra, camomila, erva doce, citronela e flor de lótus. Sem dúvida, sua casa aromatizada trará muito mais satisfação e bem-estar para você e seus convidados.

Gostou das dicas especiais para deixar sua casa ainda mais convidativa? Então, aproveite e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

NO COMMENTS