Cardápio de Natal: como escolher?

0
1068

Reunir os amigos e familiares, descanso e, principalmente, boa comida. O Natal é aquela época do ano que nos remete a momentos especiais junto a aqueles que amamos em volta de uma mesa farta e diversificada.

Entre as muitas delicias que compõem o cardápio de Natal, algumas delas se destacam por estarem sempre presentes na data. Confira nossa seleção de cinco dicas para montar uma ceia natalina tradicional em sabor e aroma!

Pratos principais do cardápio de Natal

Protagonista da noite, o peru é um daqueles pratos que não podem faltar na hora de montar o cardápio de Natal. Geralmente ele pode vir recheado com farofa, bacon e abacaxi, e ser com diferentes tipos de molhos.

Outras carnes que são tradicionalmente encontradas no menu de Natal são leitão assado, chester, pernil e tender.

O ideal é que seja calculado, pelo menos, 250 g por convidado.

Acompanhamentos

Uma das opções mais famosas para acompanhar os pratos principais é o arroz com passas e nozes. Simples de fazer, a receita é leve e saborosa, sendo a guarnição perfeita junto com a carne servida.

Já se a ideia é levar um pouco da tradição brasileira para o cardápio de Natal, o salpicão é famoso por estar presente em uma boa parte das ceias natalinas tupiniquins. De sabor marcante, pode ser servido junto com carnes mais leves.

Saladas e farofas também podem servir de acompanhamento para os pratos principais. No geral, deve-se calcular quatro colheres de sopa por pessoa para cada acompanhamento.

Sobremesas

Que tal adoçar o cardápio de Natal com a tradicionalíssima rabanada? Fácil de fazer, a sobremesa leva muito mais sabor para a mesa de Natal.

O panetone é outro alimento que tem presença garantida nas festas de final de ano. Seja o tradicional ou a versão com chocolate, você pode ainda criar uma versão gourmet, servindo-o com sorvete.

Os biscoitos de gengibre com mel também são ótimas opções para deixar a mesa natalina mais bonita e lúdica, além de serem deliciosos!

Há ainda outras opções de sobremesas feitas com nozes e castanhas que também podem compor uma ceia de Natal tradicional.

Para sobremesas, calcule duas porções por convidado.

Para decorar e se deliciar

As frutas já fazem parte do cardápio de Natal desde os tempos passados, sendo um costume adotado da Roma antiga para homenagear o solstício de inverno. A diversidade de frutas brasileiras proporciona uma mesa igualmente bonita e gostosa! Entre as principais opções estão as uvas, a lichia, as cerejas, a ameixa e o pêssego.

Bebidas

O vinho é a bebida tradicionalmente escolhida para o cardápio de Natal, porém, é possível servir outras opções de bebidas, sempre atentando para a harmonização com os pratos escolhidos.

Os vinhos brancos, da uva Chardonnay, geralmente são mais suaves e harmonizam melhor com carnes brancas.

Um vinho geralmente serve até seis pessoas, e um espumante até três pessoas.

Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos a escolherem os melhores pratos para um cardápio de Natal!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria