Cantinhos estilosos: saiba como valorizar espaços vazios em casa

0
1110

Falta de espaço não significa falta de criatividade, assim como espaços grandes não significam ambientes sem graça. O importante é valorizar cada canto da casa com personalidade, mostrando um pouco do seu estilo e trazendo não só beleza, mas funcionalidade ao lar.

Não é preciso ter muito dinheiro para trazer soluções inovadoras para espaços diferenciados. Há coisas incríveis a serem feitas com muito pouco. Reciclar móveis antigos, resgatar lugares da casa que eram antes ignorados ou transformar totalmente o ambiente gastando muito pouco é uma realidade. Se você se cansou da decoração atual ou quer dar uma cara nova ao imóvel, o ideal é pensar fora da caixa; cantinhos estilosos, até então esquecidos,  são mudanças pequenas, mas de grande efeito.

Beleza x funcionalidade

Dependendo da necessidade e do espaço da casa ou apartamento, é possível criar ambientes que embelezam ou que estão ali por alguma razão prática. Definir o que você precisa e quais suas expectativas é o primeiro passo. Quadros são lindos e dão um diferencial para qualquer canto da casa, mas são apenas decorativos. No mesmo local você pode usar estantes modulares, que podem comportar tanto itens decorativos quanto utensílios, livros, dentre outros objetos, o que transforma a beleza em utilidade. Avalie o que precisa e depois pense nas peças que vão compor o ambiente.

Lembre-se de não entulhar o local com muitos móveis para não correr o risco de deixar a decoração sobrecarregada ou mesmo dificultar a passagem, o que aumenta a possibilidade de quebrar coisas. O ideal é que peças em cantos tenham pelo menos 80 centímetros de distância para o local de passagem.

Objetos que agregam utilidade aos cantinhos, com estilo!

Além de deixarem o espaço mais bonito, certos objetos podem ser úteis para a casa. Um bom exemplo de canto que muitas vezes fica vago é o vão embaixo da escada. É exatamente esse vão que pode virar um armário embutido, sediar uma biblioteca ou canto de estudos com uma escrivaninha. Outra utilidade para esse vão é fazer um jardim de inverno para dar um ar zen. Acalma e decora o ambiente.

Já considerou o espaço esquecido para montar um bar? Pode ser um móvel pequeno com uma bandeja e apetrechos como balde de gelo, bebidas e abridor de garrafas. Outra opção é instalar ali uma pequena adega para vinhos. Útil e bonito!

Puffs também são ótimos objetos para compor a decoração com utilidade. Ocupa menos espaço do que cadeiras e sofás, pode ser usado como apoio para bolsas ou mesmo acomodar com conforto aquela visita a mais que chegou de forma inusitada.

Um canto que ninguém imagina o quanto pode ser útil é atrás das portas. A do quarto, principalmente, pode dar espaço a uma sapateira pendurada ou mesmo um cabideiro para casacos mais longos e bolsas. Um porta joias diferenciado também pode ser montado neste local. Pendurar colares evita danos nas peças ao deixá-las mais organizadas e visíveis na hora de escolher o acessório.

Paredes são excelentes para tirar do chão ou mesmo do armário aquele amontoado de coisas que não sabemos onde colocar ou como expor. Preencha esses cantinhos mal aproveitados com estantes para acondicionar sua coleção, deixando-as à vista e organizadas. Outra dica é brincar com os espelhos na decoração desses locais. Eles ampliam o ambiente e podem ser uma boa saída para dar a sensação de espaços bem maiores do que realmente são.

Para quem tem crianças, a dica é usar um canto da casa que não está sendo usado para guardar os brinquedos em caixas organizadoras ou uma lousa com as tarefas do dia da família. Simples, porém funcional!

 

E você, o que faz para transformar os espaços vazios em cantinhos estilosos? Compartilhe suas dicas de decoração conosco nos comentários abaixo!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria