Tem uma boa área externa? Que tal ocupá-la com uma bela churrasqueira?

0
2549

Ter uma churrasqueira é uma excelente forma de unir a família e receber os amigos em casa, afinal, essa parte da sua residência é dedicada justamente ao convívio social. Churrasqueiras são ideais para viver momentos de lazer, além de deliciosas experiências gastronômicas. Além disso, elas agregam bastante valor ao imóvel.

Se você tem espaço livre em casa, que tal ocupá-lo com uma bela churrasqueira? Confira os passos a seguir e tire essa ideia do papel!

Elabore um projeto específico

Conte com o auxílio de um profissional ou empresa especializada para elaborar um projeto seguro para a construção da sua churrasqueira. Eles possuem expertise suficiente para aproveitar melhor os espaços, tomar as decisões arquitetônicas corretas e dizer o que fica bom no seu terreno. Outros pontos extremamente importantes consistem em construir fundações e bases seguras e contratar mão de obra qualificada para a execução, além de utilizar materiais com alto padrão de qualidade.

Escolha o piso adequado

A área da churrasqueira suja com facilidade e, por ser externa, está mais exposta à poeira, gordura e outros resíduos. Sendo assim, ao escolher o piso, não pense apenas na beleza do material, mas também na praticidade da limpeza. Observe também a durabilidade do produto para evitar desgastes.

Invista em uma bancada de concreto

Se o seu orçamento permitir, monte uma bancada para deixar a churrasqueira mais prática. Esse item otimiza o espaço e facilita o preparo da carne e dos acompanhamentos. Além disso, alguns banquinhos podem ser colocados ao redor dela para que os convidados fiquem mais próximos do anfitrião enquanto ele faz o churrasco.

Cubra a área da churrasqueira com telhado

Não deixe a churrasqueira completamente aberta. O ideal é colocar telhas em sua extensão para evitar contratempos e danos causados por chuvas repentinas. Escolha um telhado de qualidade e opte por um produto que não comprometa a estética do seu projeto. Além disso, pesquise e compare preços.

Dicas extras para montar sua churrasqueira

  • Opte por materiais resistentes ao calor, como pedra, cimento, tijolo  e telha cerâmica;

  • Escolha um mobiliário bonito, durável e funcional, que facilite o uso do espaço. Cadeiras confortáveis, banquetas com altura ajustável e mesa dobrável são ótimas pedidas;

  • Para deixar o ambiente bonito e cheio de vida, aposte em plantas. Os vasos de coqueiros criam um efeito incrível!

  • Avalie como você cozinhará e defina se a comida será feita na cozinha de casa ou diretamente na área de churrasco. Assim que decidir, equipe a cozinha de acordo. Se necessário for, encomende móveis planejados, compre um cooktop, microondas, freezer, coifa, etc;

  • Uma pia é muito importante na área de churrasco;

  • Pense no entretenimento dessa área. Um aparelho de som, equipamentos de vídeo e televisão e alguns jogos variados podem ser boas opções;

  • Compre uma nova tábua de carne, jogo de facas, cooler para bebidas, espetos, grelhas, caixa de isopor para conservar o gelo, etc;

  • Considere o espaço disponível e as condições do local. Veja se ele é plano, possui muita ventilação e se é agradável.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você sempre teve o sonho de ter uma área de churrasqueira em casa, esta é a hora para realizá-lo! Tome nota das nossas orientações e compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria