Aumente a vida útil de seus chuveiros e duchas

0
267

Garantir um banho confortável é a função principal dos chuveiros e duchas. Mas para que esse prazer se prolongue por mais tempo é preciso tomar alguns cuidados para que o aparelho funcione melhor e por mais tempo.

Independentemente do tipo de equipamento ou da forma de aquecimento utilizada, a manutenção é essencial para que se mantenha em perfeito funcionamento. Confira neste post 5 dicas para aumentar a vida útil de chuveiros e duchas.

Aprenda a deixar seu chuveiro como novo.

01 – Siga as instruções do fabricante

Ao instalar o seu chuveiro siga as recomendações no manual de instruções fornecido pelo fabricante. Não faça improvisações, pois além de comprometer a vida útil de seu chuveiro, você corre o risco de acidentes elétricos.

Verifique se a voltagem e amperagem do sistema é a correta e não utilize conectores plásticos, que podem derreter com o calor. Se não se sentir seguro para realizar a instalação por conta própria, busque ajuda de um profissional.

02 – Faça a limpeza do equipamento

Com o tempo, chuveiros e duchas acumulam detritos em sua câmara, o que pode ocasionar o entupimento nos orifícios do espalhador. Além de comprometer o desempenho do aparelho, com o tempo, estes detritos podem danificá-lo.

Quando o jato de água fica fraco ou muda de direção é sinal que é hora da limpeza. Abra o seu chuveiro e utilize uma escova de dentes ou uma agulha para desobstruir os orifícios do espalhador.

03 – Verifique a pressão da água

Cada chuveiro ou ducha é fabricado de forma a esquentar sob uma determinada pressão de água. Quando esta combinação não é adequada, o aparelho pode não dar conta de esquentar a água o suficiente e danificar seus componentes.

Procure saber qual a pressão de água de sua casa antes de adquirir chuveiros ou duchas para evitar esse problema.

Seguindo essas dicas sua ducha ou chuveiro vai ter uma vida útil mais longa.

04 – Cuidado ao trocar a resistência

A queima da resistência não significa que o chuveiro elétrico está condenado. O componente pode ser substituído sem comprometer o aparelho. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danos.

Utilize sempre a resistência original do modelo de aparelho, sem fazer adaptações. Antes de trocar a peça desligue o disjuntor. Ao retirar o componente queimado remova eventuais resíduos que possam ter se fixado nos contatos do chuveiro. Após instalar a resistência nova, abra a torneira antes de ligar a energia para encher a câmara com a água.

05 – Evite banhos demorados

Nada melhor do que um banho quente e demorado no inverno, não é mesmo? Mas cuidado: além de não fazer bem para a sua pele, ele pode danificar o seu chuveiro elétrico.

Manter a temperatura da água elevada por muito tempo pode sobrecarregar o aparelho e queimar a sua resistência.

Banhos longos diminuem a vida útil dos chuveiros.

Estas são algumas medidas simples que você pode tomar para prolongar a vida útil dos chuveiros e duchas. Assim, você garante a qualidade do seu banho e evita surpresas com panes e outros problemas.

E para encontrar os melhores chuveiros e duchas para a sua casa visite o nosso site ou uma de nossas lojas e confira a variedade de equipamentos de que dispomos.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria