Ar-condicionado: 5 dicas de limpeza e manutenção

0
1243

Ainda é primavera, mas várias regiões do Brasil estão em clima de verão por conta das temperaturas elevadas. Realmente está fazendo muito calor em boa parte do país e as pessoas têm recorrido a ventiladores, circuladores, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para deixar a temperatura mais amena e agradável.

Por falar em ar-condicionado, para garantir a durabilidade e bom funcionamento desse eletrodoméstico, é fundamental fazer adequadamente a limpeza e manutenção desse aparelho tão eficiente na promoção do bem-estar e conforto térmico. Quer saber como cuidar do ar-condicionado da sua casa? Então confira nossas dicas de manutenção e higienização!

Proteja o aparelho da corrosão

Em regiões litorâneas, o ar-condicionado fica mais exposto e sujeito à corrosão por causa da incrustação de poluentes, maresia e salinidade do ar, comprometendo assim a vida útil do aparelho. Nesse caso, é indispensável usar protetores (revestimentos) nas unidades externas. Esses protetores normalmente são feitos de alumínio e não afetam a troca de calor, nem a eficiência energética do ar condicionado.

Realize a limpeza periódica do aparelho

De acordo com especialistas, a higienização dos aparelhos de ar-condicionado deve acontecer a cada 30 dias para evitar que a sujeira se acumule e o sistema acabe comprometido pela corrosão. O ideal é manter as unidades e tubulações dos aparelhos sempre bem limpas para preservar a eficiência do ar, prolongar a vida útil dele e evitar que agentes contaminantes afetem a saúde dos moradores.

Contrate profissionais especializados para fazer a manutenção

Embora a limpeza básica do aparelho possa ser feita em casa, sem grandes complicações, no caso de reparos e manutenções completas é fundamental contratar técnicos especializados para cuidar do seu sistema de manutenção. Esses profissionais vão cuidar do seu aparelho de ar-condicionado com precisão e responsabilidade, impedindo danos na estrutura do eletrodoméstico.

Ar-condicionado 5 dicas de limpeza e manutenção

Limpe todas as partes do ar condicionado

Todas as partes do aparelho devem ser limpas, mas cada qual de uma maneira:

Unidade interna e controle remoto –  Limpe com um pano seco e não utilize produtos químicos.

Painel frontal da unidade interna – Pode ser retirado cuidadosamente para lavar. Depois deve ser seco com um pano limpo e macio.

Filtros – Abra o painel para acessar os filtros. Feito isso, segure o puxador do filtro de ar e levante-o levemente para desencaixá-lo. Verifique se há o filtro HEPA (lado direito) e o Filtro de Carvão Ativado (lado esquerdo). Se houver, retire-os antes de limpar os Filtros de Nylon. Eles devem ser limpos mensalmente com aspirador e substituídos por novos a cada 4 ou 5 meses. Os filtros de Nylon também devem ser aspirados.

Unidade externa – Limpe as serpentinas e aberturas removendo a poeira, detritos e folhas. Se a unidade estiver muito suja, procure um especialista para conduzir a higienização. O uso de sprays e produtos específicos é permitido!

Adote cuidados extras

Durante a limpeza, não utilize lixas ou polidores na limpeza da unidade interna, não use produtos químicos e jamais utilize água acima de 40°C na higienização, pois isso danifica as peças plásticas e os filtros. Outro cuidado indispensável é não ligar o aparelho sem acoplar os filtros.

E aí, gostou do nosso artigo? As informações divulgadas aqui vão te ajudar a manter ser ar-condicionado limpo e em perfeito estado de funcionamento? Comente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria