Veja como aproveitar melhor o espaço da sua casa

0
1401

Um dos grandes desafios na hora de decorar uma casa é aproveitar bem o espaço, de modo que sobre uma boa área livre para circulação e seja criada uma sensação de amplitude. E o desafio é ainda maior quando se trata de apartamentos pequenos, com poucos cômodos e ambientes de metragem reduzida. Esse realmente é um fator limitador. Mas a boa notícia é que isso definitivamente não impede que o visual fique bonito e o espaço pareça maior do que realmente é. Quer saber como otimizar o espaço da sua casa? Então veja agora mesmo nossas dicas para aproveitar ao máximo cada cantinho. Acompanhe:

Aposte em uma decoração minimalista e clean

O minimalismo está super em alta no universo da decoração de interiores. E não é para menos! Ele é elegante e moderno, além de valorizar os espaços vazios e priorizar a área livre entre os móveis para que se circule sem maiores problemas. Se você quiser criar um ambiente minimalista, dispense excessos e tenha em casa apenas o essencial. E para complementar a décor com um toque clean, invista em cores claras nas paredes para fazer o ambiente crescer visualmente.

Invista em nichos, prateleiras e estantes

Para não atravancar o espaço disponível no chão, procure verticalizar sua decoração. O ideal é apostar em prateleiras, estantes e nichos suspensos para guardar livros e expor objetos decorativos, como bibelôs, souvenirs e porta-retratos. Essa estratégia é excelente não apenas para deixar o ambiente mais bonito, como também para torná-lo mais funcional e organizado no dia a dia.

Faça um estoque embaixo da escada

Se você tem um vão debaixo da escada e possui muitas coisas a serem guardadas, não desperdice esse espaço! Ali você pode montar um pequeno home office ou até mesmo transformar o ambiente em um estoque. Basta colocar algumas prateleiras e projetar uma pequena parede com porta para evitar que os itens estocados fiquem aparentes.

Prefira móveis mais compactos

Para aproveitar melhor o ambiente e criar um efeito de amplitude, dê preferência a móveis compactos e funcionais. Peças grandes obviamente ocupam muito espaço e atrapalham a área de circulação, além de serem mais difíceis de limpar e transportar. Para completar, esses gigantes da decoração fazem o cômodo parecer ainda menor! Vale destacar que outra forma de usar melhor o espaço é investir em mobília planejada, projetando os móveis de acordo com suas preferências e necessidades. Assim é possível aproveitar cada cantinho da residência, sem perder nenhum centímetro do espaço.

Use peças multifuncionais na decoração

Um pufe que vira baú, um sofá que vira cama, uma mesa que pode ter o tamanho ajustado de acordo com a quantidade de convidados ou uma cama com gavetas para guardar sapatos são algumas soluções inteligentes para aproveitar melhor o espaço e deixar a casa ainda mais prática e funcional.

Deixe um certo espaço entre os móveis

Para dar um respiro na decoração e facilitar a circulação das pessoas pelos ambientes, procure deixar pelo menos 90 centímetros entre um móvel e outro. Além disso, encoste o que for possível na parede, como uma poltrona ou a cabeceira da cama, por exemplo. Isso já faz toda a diferença no aproveitamento do espaço!

Agora que já está pronto para redecorar e reorganizar sua casa, comente aqui e nos conte qual das nossas dicas chamou mais sua atenção! E não se esqueça de voltar aqui para nos contar o que achou do resultado, ok? Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria