Aproveitando melhor o espaço do seu guarda-roupa com 10 dicas

1
1533

Aquela bagunça no guarda-roupa é até natural para muitos, não é mesmo? Mas ela só não pode se tornar algo permanente. Acontece que a nossa casa reflete como somos por dentro: se nada está organizado fisicamente, você pode ter certeza que sua vida vai ficar um pouco confusa também!

Além disso, é bastante desagradável tentar se vestir com pressa e não encontrar nada. Quer outros exemplos? Gavetas que não fecham, roupas amassadas, itens desaparecidos no meio da confusão… Você não precisa passar por isso se aproveitar melhor o espaço do seu guarda-roupa.

Quer saber como fazer isso? Você não precisa ser perito em organização, mas dá pra seguir as nossas dicas aos poucos e ter um guarda-roupa invejável! Continue lendo!

1. Organize seu guarda-roupa sempre que a estação do ano mudar

Para manter o seu guarda-roupa sempre organizado e com espaço, o ideal é realizar uma arrumação de tempos em tempos. Existem pessoas que fazem isso uma vez por mês, mas você não precisa seguir esse exemplo.

Uma dica interessante é arrumar e limpar suas coisas pelo menos duas vezes por ano. Faça isso sempre que o clima mudar: uma vez quando estiver esquentando e outra quando o tempo esfriar.

Fazer isso é uma questão não só de organização, como também de higiene, já que as coisas também empoeiram na parte interior do guarda-roupa. Além disso, você sempre acha uma peça esquecida e pode renovar o seu visual sem gastar com coisas novas.

2. Desapegue do que você não usa mais

Na hora de organizar o guarda-roupa, o melhor a se fazer é praticar a lei do desapego. Isso mesmo! Uma das coisas que mais atrapalham e ocupam espaço são itens que você não usa mais e nunca vai usar.

Portanto, mãos na massa: faça uma triagem de tudo o que você tem. Separe as coisas que você ainda usa para organizar no guarda-roupa e retire tudo aquilo que você pode doar, jogar fora ou até mesmo vender em um bazar.

Veja como você pode separar as suas coisas:

  1. Itens para guardar de novo;
  2. Itens que precisam ser lavados ou passados novamente;
  3. Coisas que podem ser doadas (em boas condições de uso!);
  4. Roupas e outros acessórios que precisam de ajustes ou consertos;
  5. Coisas que, infelizmente, precisam ir para o lixo;
  6. Peças novas ou seminovas que podem ir para um bazar e gerar uma graninha a mais.

É claro que algumas peças não são utilizadas no seu dia a dia, mas por algum motivo não podem ser descartadas. Nesse caso, deixe esses itens guardados em outro lugar, como em malas de viagem, por exemplo.

3. Limpe o interior do guarda-roupa com frequência

Muita gente só se preocupa com a limpeza da parte externa dos móveis. Pode parecer que não, mas o seu interior suja bastante, principalmente no caso do guarda-roupa e deestantes, por exemplo.

A parte de dentro das gavetas e repartições acumulam poeira e outras sujeirinhas, que devem ser retiradas de tempos em tempos. Isso ajuda principalmente na conservação das suas roupas e outros objetos!

Portanto, quando você for organizar seu guarda-roupa, aproveite para passar um pano úmido por dentro, para retirar a sujeira. E para preservar o cheirinho de limpeza, opte também por sachês perfumados e essências leves.

4. Use caixas organizadoras para suprir a falta de gavetas

Se te faltam gavetas e você não sabe o que fazer com tudo o que ficou de fora, eis a solução: caixas organizadoras! Elas são ótimas para ajeitar qualquer coisa, desde maquiagem e bijuterias até lingeries e outros tipos de roupas.

Além de quebrarem o galho, as caixas dão muito mais mobilidade na hora de pegar o que você precisa. Você pode comprar tamanhos diferentes para cada função dentro do guarda-roupa e deixar o visual interior mais bonito. O mercado hoje oferece modelos e estampas lindas de caixinhas e organizadores de espaço!

Se você não quer gastar, uma opção bem legal e sustentável é reaproveitar caixas que possivelmente iriam para o lixo. Você pode encapá-las e decorá-las de acordo com o seu gosto e separar suas coisas de forma caprichada.

5. Se estiver com tempo, experimente suas coisas

Sabe aquela dica de retirar tudo do guarda-roupa e separar os itens? Uma coisa que ajuda na seleção é experimentar tudo o que você tem, para saber o que realmente ainda te serve ou não, por exemplo.

Mas não se baseie somente no tamanho das peças. Há muitas coisas que ainda te servem, mas que não combinam mais com o seu estilo atual, não é mesmo? Então, seja criterioso com relação a isso enquanto estiver experimentando as suas coisas.

6. Organize o guarda-roupa por partes

Sobre retirar tudo do guarda-roupa, vá com calma! Tirar todas as coisas de uma vez só para arrumá-las pode te deixar ansioso e cansado lá pela metade do serviço.

Uma dica legal para a organização é começar por partes, para que você sinta o trabalho fluir. Comece pelas gavetas, depois passe para os sapatos na parte superior e depois para acessórios, por exemplo.

Separar a arrumação por temas é uma forma bem prática de não entrar em desespero diante de muita coisa. Fazendo isso, você ainda consegue manter tudo em ordem!

7. Abuse dos cabides

Assim como as caixas organizadoras, os cabides são os maiores aliados de um guarda-roupa organizado e com espaço. A primeira coisa é usar muitos deles. Sim! Não pendure mais de uma peça em cada cabide. Sabe por quê?

Você provavelmente nunca usará aquela camisa que está por baixo da outra no cabide, uma vez que ela não estará visível. Na correria dos nossos dias, sempre enxergamos só o que está diante dos nossos olhos!

Então, não tenha medo de usar cabides: compre muitos, de preferência iguais, pois assim a sensação de organização aumenta. Separe suas peças de roupas por cores, e de preferência com todos os cabides virados na mesma direção.

8. Pendure outros acessórios

Ainda sobre os cabides, você pode usá-los para pendurar outras coisas, como xales, cachecóis e até mesmo bonés. Você pode fazer isso apenas pendurando, amarrando os itens no corpo do cabide ou contando com a ajuda de argolas de cortina, por exemplo.

No caso dos cintos, para eles não escorregarem nos cabides, utilize ganchos metálicos. Eles são bem baratos e podem ser encontrados em qualquer loja de utilidades. Como os cintos ficam pendurados apenas pela fivela, não acontece de dobrarem ou estragarem de alguma outra forma.

9. Deixe todos os itens visíveis

Isso já foi brevemente falado na parte dos cintos, mas a dica vale para todo o guarda-roupa. Você pode até esconder as peças de inverno quando estiver na primaveraou verão, por exemplo, mas o ideal é ter sempre uma boa variedade de tipos de roupa disponíveis, mas na medida certa, para que você consiga deixar tudo à vista.

Sabe o motivo? O clima hoje anda meio desregulado e você provavelmente poderá precisar de uma regata no inverno ou de um casaco no calor. Pode apostar nisso!

10. Enrole as peças em vez de dobrar

Uma forma bem legal de deixar tudo sempre visível no guarda-roupa é enrolando as peças em vez de dobrá-las. Fazendo isso, suas roupas não ficam em pilhas, mas sim dispostas horizontalmente em rolinhos, deixando você ver melhor o que há nas gavetas, por exemplo.

Quando as coisas estão organizadas dessa forma, você aproveita muito mais tudo o que tem e não deixa nada no esquecimento. Além disso,  para ter mais espaço e manter tudo organizado!

E aí, gostou das dicas para aproveitar melhor o espaço do seu guarda-roupa? Que tal nos contar o que você achou aqui nos comentários? Adoraríamos trocar mais ideias com você!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.