Aprenda a reformar seus móveis com tecido

0
1305

O tecido é um material muito versátil na decoração, até porque ele combina com diferentes peças e diferentes espaços – basta saber escolher a textura e a estampa. Por falar em estampa, existem padrões para todos os gostos, do mais clássico listrado ao mais chamativo floral. Independente de qual seja a sua escolha, não dá para negar que os tecidos são capazes de renovar os ambientes com muito charme e estilo. Pensando nisso, listamos algumas dicas e para reformar sua mobília usando esse material. Vem com a gente!

Uma ideia original

Ao invés de ficar trocando a toalha da mesa, é mais fácil e muito mais moderno revestir o tampo do móvel com um tecido bem bonito. Talvez você esteja pensando que essa não é uma ideia muito boa, afinal, ao primeiro líquido derramado, a sua mesa seria estragada. Saiba que isso só aconteceria se você não resinasse e impermeabilizasse o móvel. Como você fará o procedimento certo, não tem perigo algum de ter de jogar o trabalho fora. Vale destacar que a técnica que você aprenderá a seguir pode ser repetida em cômodas, portas de armário e qualquer outro móvel com superfície lisa.

Como fazer uma mesa revestida com tecido?

Para fazer uma mesa linda, resistente e completamente impermeável, você vai precisar de uma mesa antiga, tecido de sua preferência, cola de decoupagem, rolo de borracha, resina epóxi, secador ou difusor de ar quente. Com os materiais devidamente separados, você deve preparar a superfície da mesa e lixar se ela não estiver uniforme. Em seguida, passe a cola sobre o tampo inteiro e depois será necessário fixar o tecido. Para suavizar eventuais rugas, passe o rolo de borracha sobre o tampo já revestido.

Cumpridas as etapas anteriores, sele o tecido com a cola de decoupagem e, quando secar, passe a cola novamente. Espere secar e passe mais uma demão de cola. Lembre-se que se você não passar as três camadas de cola para selar o tampo, certamente o tecido irá manchar quando a resina for aplicada. Após fazer a colagem e a selagem, corte as sobras de tecido ou coloque-as para dentro, escondendo na parte de baixo do tampo. Priorize o bom acabamento nessa fase!

Por fim, prepare a resina conforme as instruções contidas na embalagem e aplique uma camada final na mesa. Use o secador ou difusor para desfazer as bolhas. Prontinho! Você já tem uma mesa incrível!

Outras formas de usar tecido para reformar móveis

  • Se o seu sofá estiver rasgado ou muito velho, escolha um tecido bem bonito e que orne com a sua decoração para fazer uma capa ou um xale;

  • Revestir  assentos de cadeiras velhas fica super bacana, além de ser muito prático;

  • Fazer almofadas novas para o futon também é uma ótima pedida;

  • Usando um grampeador e um pedaço de tecido, em poucos instantes você pode ter um novo e belo pufe.

E aí, gostou das nossas dicas para reformar seus móveis com tecido? Se você resolver usá-las na sua casa, não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou o resultado. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria