Aprenda a fazer um lindo porta-guardanapo

0
1451

Não dá para negar que os porta-guardanapos incrementam a mesa e embelezam a produção de almoços e jantares, além de agregarem um ar charmoso a qualquer recepção, independentemente do porte. Esse acessório complementa guardanapos de tecido e até mesmo os de papel, deixando tudo mais simpático, bonito e elegante.

A melhor parte é que usar porta-guardanapos não é uma exclusividade dos endinheirados e dos bufês sofisticados. Com bom gosto, criatividade e alguns dotes manuais, é possível criar porta-guardanapos verdadeiramente incríveis. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo e veja o passo a passo de alguns modelos lindos e fáceis de fazer. Vem com a gente!

Porta-guardanapo floral: um toque de beleza e sofisticação

Esse é um dos porta-guardanapos mais práticos de confeccionar e com o efeito mais bonito. Para fazê-lo, basta comprar algumas flores artificiais de boa qualidade, na da cor e no tipo que você preferir. Feito isso, adquira também os tradicionais ilhós (aquelas argolas) de cortina. Separe as flores, retirando o caule e mantendo algumas folhas verdes. Cole-as no ilhós com cola quente e pronto! Seu lindo porta-guardanapo floral já pode ser usado.

Porta-guardanapo de cortiça: um toque de rusticidade e romantismo

Se você quiser desenvolver um projeto mais rústico, fique à vontade! Uma excelente opção nesse sentido é cortar uma  tira de folha de cortiça do comprimento e da largura desejados para fazer seu porta-guardanapo. As duas extremidades devem ser cortadas no formato de uma metade do coração, de modo que elas se completem quando as pontas se encontrarem. Por fim, faça um aro com as tiras e encaixe as partes do coração. Prontinho! Essa alternativa fica linda e pode ser usada inclusive no jantar do Dia dos Namorados. Para deixar a composição ainda mais interessante, use um sousplat mais rústico, de palha, madeira ou da própria cortiça.

Porta-guardanapo estampado: um toque de alegria e irreverência

Esse também é bem fácil! Pegue um rolo de papel alumínio ou papel toalha. Defina o tamanho que você quer o porta guardanapo, meça e comece a marcar onde você deve cortar o rolo. O rolo cortado servirá de base para a confecção do porta-guardanapo. Depois que o rolo se transformar em vários rolos menores, forre-os com tecido usando cola branca ou fita dupla face. O processo é simples, pois consiste apenas em encapar os rolinhos. O resultado é maravilhoso!

Dicas extras

  • Está sem tempo ou não tem muita habilidade manual para desenvolver trabalhos artesanais? Um simples laço com fita de cetim já cumpre bem o papel de porta guardanapo. Fica lindo e delicado!

  • Quer um efeito  natural e sofisticado? Compre mini flores ornamentais de verdade e amarre-as no guardanapo de tecido com fita ou sisal rústico;

  • Para criar um guardanapo mais brilhante para festas noturnas, use pedrarias vendidas em lojas de montagem de bijuterias. Espelho de metro também é uma ótima pedida!

  • No mercado existem porta guardanapos incríveis e com um preço super acessível.

E aí, gostou das nossas dicas de porta-guardanapos artesanais para incrementar o seu jantar? De qual opção você mais gostou? Compartilhe conosco as suas  opiniões através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria