Aprenda como eliminar manchas do boxe

0
1344

O banheiro é um ambiente da casa que deve sempre estar limpo e cheiroso, mas algumas tarefas são extremamente desafiadoras na limpeza do banheiro, como é o caso da higienização dos boxes. Inevitavelmente, os boxes ficam manchados pelos respingos de água, sabonete e xampu. Além de absorverem a gordura e as sujidades do corpo e os indesejados fios de cabelo grudarem na superfície. Ufa! É muita coisa para atrapalhar a higienização dos boxes.

A boa notícia é que adotando algumas medidas simples, você pode facilitar a faxina do banheiro e ter boxes sempre limpíssimos. Quer saber como remover manchas e fazer a limpeza impecável dos boxes da sua casa? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como fazer essa proeza. Vem com a gente!

Limpe o boxe após o banho

Para poupar tempo na limpeza do boxe e evitar que a sujeira fique impregnada e acabe manchando a superfície, uma boa pedida é limpar o boxe imediatamente depois do banho. Basta jogar água nele e secar rapidamente, para que as manchas não tomem conta do boxe. Como esse é o procedimento ideal, mas difícil de adotar em meio à correria diária, existem muitas outras estratégias para higienizar os boxes da maneira adequada.

Tome cuidados diferentes a depender dos materiais

Todo e qualquer boxe de banheiro precisa de atenção na hora da limpeza do ambiente, mas os cuidados variam de acordo com o tipo de material. Os boxes mais comuns são os de vidro blindex e de acrílico.

Para limpar boxes de acrílico, use um pano limpo umedecido em água com detergente neutro. Em seguida, enxágue a superfície. Se houver muitas manchas de gordura e sabonete, use água morna e amaciante para remover essas manchas.

Já para limpar os boxes de vidro, você deve utilizar água e sabão, mas se essa mistura não for suficiente, aposte na água quente com vinagre branco. Para esfregar a mistura use uma esponja macia e depois seque com um pano limpo e que não solte fiapos.

Use os produtos certos

Independentemente do material, você nunca deve usar palhas de aço, esponjas abrasivas e produtos com solventes minerais, como querosene e tinner. Nas superfícies envidraçadas você pode usar detergente misturado com álcool, pois essa mistura não danifica boxes de blindex. Em contrapartida, o álcool não é recomendado para os boxes de acrílico.

Dicas extras para limpar o boxe

  • Não deixe a sujeira acumular. Limpe o boxe profundamente pelo menos uma vez por semana para remover a gordura e impedir que manchas sejam formadas.

  • Nunca esfregue com força para não arranhar a superfície.

  • Não permita que o boxe seque naturalmente, pois os respingos podem manchar o boxe.

  • Use panos multiúso, rodinho, papel toalha ou até mesmo jornal para secar o boxe. No caso do jornal, é preciso fazer um teste para verificar se ele não está soltando tinta.

  • Se existirem muitas manchas na parte baixa do vidro e se elas tiverem um aspecto engordurado, use sabão neutro ou detergente para remover a sujeira e, em seguida, passe álcool ou limpa-vidros para tirar a gordura.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria