Aprenda como usar sofá branco na decoração

0
1303

Para quem adora se aventurar pelos detalhes de um imóvel sabe bem que algumas peças-chave são fundamentais para a decoração estar sempre renovada. Um exemplo disso é o sofá branco, que permite brincar com contrastes, cores fortes e estampas.

Para aguçar a criatividade, nós trouxemos a utilização do sofá branco como elemento principal na decoração de um espaço. Veja a seguir as vantagens e dicas para investir nesse item!

Vantagens de ter um sofá branco em casa

Em uma sala de estar, sala de TV ou recepção do escritório, o sofá pode se tornar a base neutra do espaço. E o que isso significa? Significa que é a partir dele que você vai selecionar os demais elementos na decoração.

Além de permitir um ambiente claro, a cor branca permite também que você misture cores e texturas nas almofadas, cortinas e tapetes. Ao trocar esses elementos, você terá uma decoração totalmente inédita.

Obviamente você já está se perguntando por quanto tempo o sofá realmente permanecerá branco pela facilidade em sujá-lo. Entretanto, existem tecidos impermeáveis que são mais fáceis para limpar ou lavar, além de inúmeras opções de capas para sofás existentes no mercado. Escolha a opção que seja mais viável e prática para você!

Dicas para decorar com sofá branco

Para utilizar o sofá branco na decoração, você pode usar alguns conceitos que vão te ajudar a manter um bom padrão e uma combinação adequada para o espaço.

Decoração minimalista

A principal ideia na decoração minimalista é a de que menos é mais. Por isso, utilize somente o essencial e descarte texturas e estampas desnecessárias. Os móveis devem ser lisos e sem muitos detalhes e curvas como, por exemplo, os móveis sem puxadores e sem detalhes ornamentais.

Na decoração minimalista, o preto e branco predominam e, por isso, o sofá branco liso é indispensável para trazer um ar clean, porém, ainda com aconchego e conforto. Opte por colocar almofadas simples e pretas — que poupam bastante no orçamento —, ou ainda pouco objetos na escala de cinza.

Se quiser dar um diferencial no ambiente, coloque um vaso de flor ou um xale no sofá de cor quente, conforme veremos no próximo tópico. Isso bastará para dar uma sofisticada sem fugir do estilo minimalista.

Contraste de cores

Aqui o sofá fará o papel de base neutra e trará equilíbrio para as cores. A ideia é criar um ambiente colorido que cause impacto e boa impressão.

Existem várias formas de fazer isso, mas vamos abordar duas principais: usar apenas uma cor forte em contraste com a neutra predominante (no caso, o branco do sofá) ou combinar uma cor fria com uma cor quente.

No primeiro caso, você pode usar cores como vermelho, laranja ou amarelo dispostos em estampas com cores neutras, além de usar objetos pontuais: um vaso liso vermelho, por exemplo, em uma mesa de canto branca. Você deve usar o sofá e outras bases brancas para abusar da cor escolhida nos detalhes, podendo manter o estilo minimalista ou trazer conceitos vintage.

Na segunda opção, você pode usar duas cores para criar um ambiente bem alegre como, por exemplo, amarelo (quente) e roxo (fria), laranja e verde, vermelho e azul e assim por diante. Essas combinações ficam bonitas por si só, mas se tornam cansativas sem um apoio neutro, por isso, ter um sofá branco garantirá a leveza da decoração.

São inúmeras as combinações possíveis quando o branco está em jogo, por isso, o sofá branco é uma excelente peça para se ter em casa e um ótimo aliado para a decoração.

Se gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades de decoração, saiba também como usar as flores para enfeitar a casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria