Aprenda como organizar fios

0
1387

Um computador totalmente sem fios, como a sociedade sem papel, é uma ficção utópica do mundo tecnológico. Olhe atrás de alguma mesa e você provavelmente verá um ninho de cabos de energia e de dados amontoados.

Essa confusão de ligações de modo nenhum se limita apenas aos dispositivos de computação. TVs, home theater, aparelhos de som, vídeo games, entre outros, também disputam passagem por pequenos locais, como atrás de sua estante.

Além de essa desordem acumular muita sujeira e atrapalhar na hora de identificar os cabos, os fios dobrados podem se quebrar e ocasionar outros problemas aos seus aparelhos.

Neste post vamos mostrar algumas formas de como organizar fios e acabar com esse problema. Acompanhe!

Separe adequadamente os fios

Não é necessário adquirir muitos organizadores para manter os cabos em ordem (embora às vezes eles sejam muito úteis).

Tenha cuidado ao juntar os fios para não fazer muito volume e para não ter que cortar tudo depois, caso precise mover algo.

Cabos de energia também devem ser mantidos separados dos cabos de sinal, tais como USB e áudio RCA. Em geral, esses fios são protegidos, mas é melhor não expor os cabos de sinal a interferências eletromagnéticas excessivas.

Identifique e junte os grupos

Boas opções de como organizar fios é procurar arrumá-los simplesmente usando algumas abraçadeiras de nylon, rolos de fita adesiva, espirais organizadores e etiquetas coloridas.

Se você é uma pessoa que muda frequentemente as coisas de lugar, artigos que prendam muito os cabos ou que os fixem na parede não são as melhores opções. Para esses casos, tiras de velcro ou de espuma permitirão um acesso mais rápido, além de serem mais gentis com seus cabos.

Fios que mudam com menos frequência (como de alto-falantes), podem ser reunidos usando os kits mencionados acima e identificados por grupos.

Use alguns recursos caseiros para organizar fios

Na hora de deixar tudo em seu devido lugar, alguns objetos de sua casa poderão dar uma mãozinha na organização, além de ajudar a economizar. São eles:

Rolo de papel higiênico

Nem sempre os fios a serem organizados estão sendo utilizados nesse momento, e é muito provável que você, como a maioria das pessoas, tenha um monte deles guardados em algum canto.

Deixar os fios todos torcidos ou mal dobrados nas gavetas ou caixas pode fazer com que eles se quebrem; assim, use um rolo de papel higiênico ou de papel toalha para mantê-los protegidos.

Encurtador em forma de osso

Para fios muito compridos, há uma forma muito simples e prática de resolver o problema de cabos soltos: em um pedaço de papelão, faça um recorte em forma de “osso”, em que você possa enrolar os fios no meio da peça e travar a ponta nas extremidades do suporte.

Caneletas com tubos de PVC

Esse recurso funciona exatamente como os organizadores de cabos espirais, porém, usando algo que você tem em casa.

Basta cortar um pedaço de tubo de PVC com um comprimento adequado, que ligue os aparelhos até próximo às tomadas. Você precisará também fazer um corte no tubo no sentido longitudinal, para poder passar os fios, e pronto.

Esperamos que tenha gostado desse nosso post e que essas dicas te ajudem a manter todos os cabos de sua casa ou escritório sempre arrumados e protegidos.

Ficou alguma dúvida? Conhece outras técnicas de como organizar fios? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria