Aprenda como organizar a geladeira sem esforço com 6 dicas

0
1240
Different kind of food in the brandnew fridge

Cuidar da casa é difícil em diversos aspectos, mas o pior de todos com certeza é descobrir todos os dias que as coisas realmente não se arrumam sozinhas. Você sabe como organizar a sua geladeira? Com tantas coisas perecíveis, um ambiente com pouca luz e relativamente úmido é um prato cheio para bactérias e odores que você não sabe bem de onde estão vindo.

Essas dicas vão te ensinar como organizar a geladeira sem esforço (e facilitar muito a sua vida na hora da faxina). Aprenda como deixar a sua geladeira incrível com algumas mudanças simples na disposição das coisas.

Como organizar sua geladeira? Comece pela limpeza!

Se vamos começar a mudar a sua geladeira, precisamos esvaziá-la, assim você vai ter uma compreensão melhor do que está lá dentro e poderá fazer a limpeza do eletrodoméstico. Tire tudo e separe por categoria (frios, legumes, ovos, laticínios, bebidas). É hora de agrupar essas coisas por tipo e deixar de fora da geladeira enquanto você faz uma limpeza inicial.

Descarte alimentos vencidos e estragados, tire sobras de comidas que estiverem em panelas e as coloque num pote de plástico, menor e mais fácil de guardar, assim você ganhará espaço. Limpe toda a geladeira, lave as gavetas e coloque tudo no lugar para organizarmos direitinho.

Só guarde frutas maduras ou cortadas

Muitos de nós temos o hábito de chegar do supermercado e armazenar todas as frutas na gaveta de vegetais e legumes, mas isso está errado. Só devem ser guardadas na geladeira frutas que já foram parcialmente cortadas, comidas ou que já amadureceram. A gaveta serve para manter legumes e verduras frescos, armazene-os em sacos plásticos e aumente o seu tempo de duração.

Use a porta para bebidas, garrafas e potes

Como a porta da geladeira está sempre sendo movimentada é melhor armazenar ali apenas alimentos que estão contidos em garrafas e potes, pois o movimento pode fazê-los quebrar. A maioria das marcas até recentemente colocava ali as bandejas de ovos, que são por vezes frágeis e podem sofrer um acidente – e um bem chato de limpar. Além disso, a porta não é o lugar mais adequadamente resfriado para manter seus ovos, e ali eles podem se perder com mais rapidez. Por isso, previna-se organizando a porta a seu favor!

Aprenda como organizar a geladeira sem esforço com 6 dicas (2)

Se é mais perecível, precisa estar em um lugar mais frio

Quanto mais perecível, mais próximo o alimento deve ficar do congelador. A geladeira impede o contato com o calor preservando os alimentos, mas não pode exatamente fazer milagre. Se quiser conservar algo por mais tempo, use o freezer. Mantenha carnes cozidas no congelador e envoltas em papel alumínio para sua melhor preservação. Carnes cruas também estragam-se facilmente e devem ir na gaveta de carnes.

Armazene queijos, conservas e bolos corretamente

Para os queijos é preciso procurar armazenamento que os mantenha mais preservados o possível. Embalagens fechadas com tampa, papel encerado e plástico são seus aliados na conservação de laticínios. Conservas, geléias, azeitonas, comida de bebê e outros potes podem ser agrupados na porta. Bolos e doces devem ser armazenados nas prateleiras do meio, junto com feijão (sempre em vasilhames com tampa, para evitar o compartilhamento de odores e a mudança do sabor nos alimentos). Quanto mais bem armazenada a sua comida estiver, por mais tempo ela pode durar.

Organize seu congelador

Em geral dependemos todos do microondas de certa forma e muita gente usa isso a seu favor, preparando nos fins-de-semana a comida que será consumida durante os dias úteis, para economizar tempo e dinheiro. E, é claro, manter o congelador organizado – e sem acúmulo de gelo – é essencial para que isso possa funcionar e a comida não se contamine no processo.

Lembre-se de adicionar etiquetas de identificação nos alimentos, constando a data em que foram congelados, para que você não se perca – nem perca comida!

Tem algum conselho sobre como organizar a geladeira que ficou de fora dessa lista? Deixe seu comentário e enriqueça nossa conversa. E não deixe de conferir outros posts que vão te ajudar a deixar sua casa incrível!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria