Aprenda como limpar o box do banheiro!

0
3452

O banheiro é um dos locais da casa que mais exigem cuidados específicos na hora da limpeza. Com o passar do tempo e com o uso frequente, é normal que o box acumule resíduos e que manchas comecem a surgir. Para evitar ou resolver esse problema, é importante aprender como limpar o box de maneira eficiente para eliminar sujeira, bactérias e larvas sem danificar o vidro. Confira como fazer isso nas dicas a seguir!

Como limpar o vidro do box do banheiro

Primeiro, utilize um pano para remover o pó seco acumulado no vidro do banheiro. Depois, passe uma esponja macia com detergente para desengordurar o vidro. Enxágue e utilize um pano descartável de limpeza para secar.

Escolha a esponja correta

O uso da esponja ideal para limpar o box do banheiro é indispensável para evitar arranhões no vidro. Prefira sempre aquelas mais macias e, se tiver de usar a esponja de lavar pratos, utilize o lado menos áspero.

Utilize os produtos certos para cada situação

Um dos principais pontos na hora de limpar o box do banheiro é utilizar produtos ideais para a limpeza de itens como vidro, ralo etc. Materiais incorretos podem causar manchas e corrosões. Confira algumas sugestões:

Como eliminar as manchas no vidro do box

Se seu box possui manchas difíceis de eliminar, experimente essa mistura: 1 colher (sopa) de sabão em pó, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 colher (sopa) de álcool, 1 xícara (ou 200 ml) de vinagre e 1 xícara (ou 200 ml) de água morna. Passe no vidro e deixe agir por cerca de 5 minutos. Enxágue e passe um pano seco sem pelos. Depois, aplique uma camada de lustra-móveis para criar uma película protetora. Se as manchas forem resistentes, utilize essa mistura uma vez por semana até que elas desapareçam.

Como limpar o trilho e o ralo e eliminar larvinhas

Algumas larvas podem aparecer no trilho do box e no ralo do banheiro. Para eliminá-las, utilize uma escova pequena com água e sabão em pó. Depois de enxaguar, jogue nos locais uma mistura de água e bicarbonato de sódio (que não deve ser usado em pedras, como granito). Escove novamente. No final, borrife uma mistura de água e álcool.

Como limpar o chão do box do banheiro

É preciso escolher o tipo de produto a ser usado de acordo com o tipo de piso, para potencializar a limpeza com sabão. O porcelanato possui a opção do limpa-porcelanato, um produto específico para esse tipo. Em pisos de azulejo, cerâmica e outros, é possível usar um limpador geral de piso. Esses produtos auxiliam a eliminação de manchas e sujeiras.

Faça a limpeza constantemente

Em caso de manchas persistentes, aplicar produtos ou misturas caseiras apenas uma vez pode não resolver o problema. É preciso fazer a manutenção constante do box para mantê-lo sempre limpo, sem manchas e sem larvas. Isso porque o banheiro é um local utilizado com muita frequência pelos moradores da casa e tende a acumular resíduos continuamente.

Gostou das dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre como limpar o box do banheiro? Compartilhe conosco nos comentários!
Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria