Aprenda como amenizar o calor sem ar condicionado

0
295
Humidifier spreading steam into the living room

O verão chegou, e com ele também vieram as altas temperaturas que podem incomodar até mesmo quem gosta do calor. O Brasil é um país tropical e, por isso, é preciso ficar atento a cuidados que evitam o desconforto e problemas de saúde durante as épocas mais quentes do ano.

Mas isso não significa que você precisa gastar muito. Basta tomar algumas medidas, como truques para umidificar o ar e a troca de lâmpadas, para garantir dias e noites mais tranquilos dentro de casa. Entenda como amenizar o calor sem ar condicionado:

Prefira a cor branca

Nas paredes e cortinas, prefira a cor branca ou outro tom bem claro. As cores claras refletem a luz, o que é ótimo para manter o ambiente bem iluminado, ao mesmo tempo que não absorvem o calor. Assim, você deixará a casa mais fresca sem abrir mão da luz natural.

Mantenha as cortinas fechadas

As cortinas bloqueiam a entrada de luz solar direta, bloqueando também o calor. Por isso, deixe-as fechadas durante o dia para manter o frescor do ambiente.

Nos cômodos com maior incidência de luz, dê preferência a cortinas do tipo blecaute. Nesse caso, o ideal é que a parte de fora da cortina seja branca, para que ela não absorva a luz em forma de calor.

Umidifique o ar

Manter o ar úmido durante a noite e o dia dá maior sensação de bem-estar dentro da casa. Para tanto, deixe recipientes com água fresca distribuídos em diversos ambientes da casa. Troque a água a cada 4 ou 5 horas. Você também pode espalhar toalhas de banho úmidas em pontos mais quentes.

Troque as lâmpadas

Principalmente no verão, prefira as lâmpadas de LED ou as brancas, que são frias. Em comparação às incandescentes, as de LED são econômicas, duram mais e não esquentam os ambientes.

Prolongue o ar refrescante da noite

Se durante o dia as cortinas devem ficar fechadas, à noite é melhor abri-las e deixar o ar fresco entrar. O período noturno costuma ser mais refrescante e a ideia é prolongar essa sensação pelo maior tempo possível no dia seguinte. Para isso, logo pela manhã, e depois que a brisa fresca da noite já passou por toda a casa, feche as cortinas e curta o clima geladinho.

Diminua a quantidade de tapetes

Se você gosta de tapetes, não precisa tirar todos, mas é importante diminuir a quantidade deles pela casa. Essas peças acumulam calor, então é melhor guardá-las para serem usadas nos dias frios.

Use as essências a seu favor

Alguns óleos essenciais, como de limão, eucalipto e menta, dão ao ambiente a sensação de frescor. Você pode acrescentar algumas gotas da essência à água e umedecer um pano limpo nessa solução para passar nos cômodos da casa. Também é interessante misturar de 5 a 7 gotas do óleo essencial para cada 2 xícaras de água em um frasco spray e borrifar na casa durante o dia.

Faça investimentos a longo prazo

Além dos cuidados citados acima, é interessante fazer investimentos a longo prazo que deixarão sua casa com temperatura agradável sem depender de ar condicionado. Invista em janelas com isolamento térmico, escolha “pisos frios” para os ambientes (porcelanato, madeira, laminados ou cerâmica) e plante árvores na área externa da casa.

Seguindo essas medidas práticas de como amenizar o calor, é possível passar o verão com tranquilidade e frescor dentro de casa!

Quer ler mais dicas como essas?  Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria