Aprenda aqui como cuidar de plantas no verão

0
1669

No verão a atenção deve ser voltada não só à saúde das  pessoas e dos animais de estimação, mas também à saúde das plantas, afinal essa é a estação em que elas mais sofrem com a desidratação causada pelas altas temperaturas.

Para manter seu jardim bem cuidado e os vasinhos sempre bonitos, é necessário estar atento a determinados cuidados nessa época do ano. Confira, neste post, como cuidar de plantas no verão e tire suas dúvidas!

Faça irrigações regulares e adequadas

Como já foi colocado, no verão, as plantas costumam ficar desidratadas, por isso é fundamental repor a água que elas perdem durante o dia. A irrigação, contudo, deve ser feita de acordo com as características da espécie, do tamanho do vaso e da temperatura, caso contrário, as raízes podem apodrecer, podem aparecer fungos e o vegetal acaba morrendo.

Prefira regar pela manhã, quando a incidência solar ainda é branda e indireta, e não exagere na quantidade de água que, inclusive, deve ser fresca e limpa. Lembre-se de forrar os pratinhos com areia ou terra para evitar o acúmulo de água, afinal, o verão também é um período em que se deve redobrar os cuidados com o mosquito da dengue!

Tenha cuidado com tempestades

As fortes tempestades no final da tarde são muito comuns nessa estação do ano. Portanto, se suas plantas ficam na área externa da casa, é preciso protegê-las dos temporais (algumas vezes acompanhados de granizo), principalmente os tipos mais delicados, como orquídeas e lírios.

Apesar de refrescantes, essas chuvas fortes são agressivas, capazes de danificar várias espécies de plantas. No caso de vasos, basta colocá-los em um espaço coberto ou dentro de casa. Já para os tipos que estão plantados no chão, é melhor providenciar uma cobertura individual de plástico ou de tecido para amenizar os possíveis estragos.

Dê atenção às espécies sensíveis

Espécies sensíveis à luz direta e ao clima abafado, certamente sofrerão mais com o calor e precisarão de cuidados especiais. Tomando medidas simples você conseguirá proporcionar saúde às suas plantinhas. Veja quais são:

  • use vasos de barro, pois eles mantêm a umidade e o frescor da planta, o que evita o excesso de irrigação;
  • escolha um lugar da casa que não receba luz solar direta;
  • faça podas e limpe os vasinhos frequentemente;
  • se for característico da espécie, borrife água nas folhas para mantê-la hidratada.

Previna as plantas de pragas

Uma outra dica sobre como cuidar de plantas no verão é fazer pulverizações preventivas com fungicidas uma vez por mês, pois nessa estação do ano, a propagação de pragas e parasitas é alta. Além disso, é preciso observar o caule da planta, no qual costumam aparecer fungos e insetos e retirar as ervas daninhas dos vasos e do jardim,

Lembre-se de nutrir a terra

Para finalizar e garantir o bem-estar de suas plantinhas, lembre-se de nutrir a terra com adubos e fertilizantes. Assim elas estarão prontas para enfrentar as épocas quentes e resistir aos impactos do verão.

O segredo é observar possíveis mudanças nos vegetais e testar novos posicionamentos para os vasos. Dessa forma você vai perceber qual é o local mais adequado para as plantas e não vai ter problemas com elas no verão!

Quer conhecer outras dicas sobre como cuidar de plantas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria