Aprenda a pintar portas de madeira

0
3170
Modern interior of living room with door and sideboard 3d rendering

A porta é o primeiro contato que as pessoas têm ao entrar em qualquer cômodo da casa.  Por isso mesmo, ter uma porta bem cuidada e bonita deixa o seu lar muito mais convidativo e aconchegante.

Além disso, pintar a porta é uma forma barata de renovar o ambiente e algo simples de se fazer, principalmente se você é fã do ‘faça você mesmo’!

No entanto, é preciso seguir algumas dicas e cuidados para garantir um resultado de qualidade. Quer saber mais? Aprenda com a gente como pintar uma porta de madeira.

Passo a passo

Escolha da tinta

Art Wooden Background

Vários tipos de tinta podem ser utilizados em portas de madeira, sendo as melhores opções: tinta laca, tinta epóxi, tinta acrílica ou PVA e tinta esmalte.

Em portas internas, a melhor opção é a tinta esmalte a base de água, que possui secagem rápida e, principalmente, não tem cheiro forte.

Em áreas externas, prefira produtos que oferecem proteção contra intempéries como chuva, umidade ou sol.

Retire as ferragens

Primeiramente, retire todos os acessórios da porta: fechadura, dobradiças, parafusos e maçaneta. Lembre-se de guardar todos esses itens, para recolocá-los depois que a porta estiver pintada.

Proteja o espaço

Antes de começar os trabalhos, forre o chão com jornal ou plástico para protegê-lo de respingos de tinta. Isole também a porta para não correr riscos de pintar a parede junto – para isso, utilize uma fita específica para pintura ou então fita crepe.

Preparação da porta

Sanding old door

Em seguida, temos uma das partes mais importantes do processo, que é a preparação da porta para receber a pintura.

Para isso, lixe a porta inteira até remover os vestígios de tinta e todo o brilho da madeira.

Depois de lixar, passe um pano umedecido em toda a superfície da porta para remover o pó resultante do lixamento.

Se a porta tiver áreas danificadas, esburacadas ou irregulares, utilize massa específica para madeira para correção. Depois de aplicar, deixe a massa secar.

Primer

Aplique um primer ou sub-capa para madeiras em toda a porta. O produto irá garantir que a pintura seja mais uniforme e eficaz.

Espere o produto secar, e lixe novamente a porta para retirar os excessos do primer. Passe novamente o pano na superfície, para se livrar de qualquer pó ou impureza restante.

Pintura

Painting the garage door

Escolha uma cor de tinta ou verniz que lhe agrade, atente-se às orientações de preparação de tinta que constam na embalagem do produto, e inicie a pintura.

Para ter um melhor resultado, prefira utilizar rolo de pintura, que espalha a tinta de maneira mais uniforme. Utilize o pincel somente nas zonas de acesso mais difícil, como perto da maçaneta ou cantos.

Espere a pintura secar e, se necessário, aplique uma segunda demão de tinta.

Finalização

Se necessário, de acordo com o tipo de tinta que escolher, aplique uma camada de esmalte sobre a porta e deixe o produto secar completamente.

Com a porta totalmente seca, recoloque todas as ferragens na porta e retire a fita crepe das extremidades.

Pronto: aí está a sua parede novinha, de forma econômica e prática!

E então, que tal deixar suas portas cheias de charme e cor? Passe na Casa Show e encontre tudo o que precisa para arrasar na pintura!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria