Aprenda a pintar com tinta spray

0
5009

É fã do “faça você mesmo” e quer dar cara nova a paredes, móveis ou até metais? A tinta spray pode ser a melhor solução!

Tinta atomizada que funciona à pressão, a tinta spray pode ser aplicada nas mais variadas superfícies e permite a criação de muitos efeitos, além de dispensar o uso de outros equipamentos e evitar problemas de gotejamento e marcas.

A tinta spray também se destaca pela praticidade: torna mais fácil a pintura de curvas, cantos e detalhes, preenchendo inclusive falhas e imperfeições de cobertura mais difíceis.

Gostou? Confira nosso post e aprenda a pintar com tinta spray!

Escolha da tinta

Tanto a versão aerossol quanto a multiúso são boas escolhas. O que deve ser levado em conta é a superfície que será coberta – existem versões específicas para diferentes materiais, como gesso, madeira, metais e plástico.

As opções de acabamento são variadas: você pode optar pelo de brilho acetinado, metálico, fosco, brilhante ou de alto brilho. Atenção também às calibragens da lata, que permitem aplicações mais ou menos espessas, de acordo com o seu objetivo e necessidade.

Passo a passo

1 – Preparação

Na própria embalagem do produto, é possível encontrar instruções específicas de como a superfície deve ser preparada.

Mas, para garantir boa aderência, além de ótimo resultado, algumas regras são básicas. Vamos a elas?

Primeiramente, limpe toda a área que será pintada, verificando a existência de rachaduras ou imperfeições que precisam ser tratadas. Utilize uma lixa para nivelar a superfície e depois limpe novamente o local, removendo a poeira.

Para garantir uma melhor cobertura, aplique um produto de fundo, como primer ou tinta látex, e aguarde o tempo de secagem indicado na lata antes de aplicar a primeira demão.

Para não sujar o chão, cubra o piso, os móveis e objetos com jornal ou outra solução. Se preciso, coloque fita adesiva em cantos e frestas que não receberão a tinta.

Ah, antes de iniciar a pintura, teste a tinta spray em alguma superfície descartável, evitando assim surpresas indesejadas com a regulagem da pressão da lata ou com a cor. Utilize também acessórios de segurança, como máscaras e óculos, para não inalar o pó resultante da ação química.

2 – Aplicação

Antes de usar o produto, balance bem a lata. Para aplicar a tinta, fique aproximadamente 30 centímetros de distância da área que será coberta.

A aplicação deve ser feita em camadas bem finas – isso é muito importante – e intercaladas, para uma secagem completa.  Para garantir que a pintura fique uniforme, utilize o movimento de vai e vem, seja de cima para baixo ou da esquerda para a direita.

Deixe a primeira demão secar completamente – a maioria das tintas spray exige um tempo de 24 horas de secagem. Nem sempre a primeira demão cobre completamente a superfície, mas não se preocupe, isso é solucionado na segunda aplicação.

Repita o processo nas demais demãos, aplicando camadas finas de tinta até se sentir satisfeito com a cor e cobertura.

Ao final, aguarde a última demão secar totalmente antes de tocar na superfície e atenção: nunca ligue um ventilador perto da área ou móvel que recebeu a tinta, ok?

Agora que sabe como pintar com tinta spray, que tal soltar a imaginação? Confira nossas dicas de pintura e visite a Casa Show para encontrar tudo o que precisa para renovar a cor do seu lar!

Terminada a pintura, guarde o tubo de cabeça para baixo e pressione a válvula até sair somente gás. Isso evita o entupimento do frasco e permite que você utilize o produto novamente.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria