Aprenda a pintar azulejos

0
433

Os azulejos do seu banheiro e da cozinha já estão velhos ou desgastados ou por acaso você enjoou da cor desses revestimentos e quer renovar, mas sem grandes gastos ou quebra-quebra em pisos e paredes?

Uma solução simples, rápida e econômica é pintar os azulejos. O processo pode renovar totalmente a cara do seu espaço e o melhor: pode ser feito por você mesmo!

Quer saber como? Confira nossas dicas e aprenda a pintar azulejos!

Escolha da tinta

Não é qualquer tinta que pode ser utilizada para a pintura dessas peças. Para um resultado perfeito, é preciso usar produtos específicos. Dois tipos de tinta podem ser utilizados em azulejos: uma própria para o revestimento, conhecida como PU, ou a tinta epóxi, mais popular, fácil de aplicar e que oferece um bom rendimento.

Caso a cor que você tanto deseja não esteja disponível nesses dois tipos de tinta, é possível utilizar uma primeira demão de PU ou epóxi e depois pintar o azulejo com tinta comum. No entanto, tenha em mente que a duração da pintura, nesses casos, será um pouco menor.

Atenção também ao acabamento da tinta. As tintas foscas são as mais indicadas para esconder possíveis imperfeições do piso, porém, se quer um cômodo mais vibrante, com cores mais vivas, os acabamentos brilhantes são a melhor opção, além de serem mais fácil de lavar. Quer um ambiente mais requintado? O acabamento acetinado pode ser a melhor escolha para você.

Preparação do piso

Antes de iniciar a pintura, limpe bem a superfície dos azulejos, usando bucha, água e detergente neutro e elimine qualquer sujeira ou mofo. Se o piso apresentar eventuais falhas, preencha-as com massa acrílica. Espere a secagem completa da superfície, por pelo menos 24 horas.

Depois de seco, proteja os lugares que não serão pintados, como louças e piso, com papel, plástico e fita crepe.

Pintando os azulejos

Pintar azulejos tem processo similar ao da pintura de paredes comuns. Prepare a tinta, de acordo com as instruções da embalagem. Proteja os cantos com fita crepe, e passe a primeira demão de tinta com rolo ou pincel. Espere a primeira demão secar, de acordo com o tempo indicado pelo fabricante, aplique a segunda demão e, se necessário, uma terceira.

Atenção: caso o seu azulejo tenha algum relevo que você deseja esconder ou acabar, cubra a superfície com massa acrílica e nivele a área. Com a massa seca, lixe a região para melhor nivelamento e depois passe um pano seco para retirar o pó resultante do processo. Depois, é só aplicar a tinta de acordo com as instruções dadas anteriormente.

Após a secagem completa, a sua parede nova estará prontinha e é só curtir o seu novo ambiente, mais bonito e renovado.

Limpeza

A manutenção dos azulejos deve ser feita com água e sabão neutro – não é preciso nem é recomendado usar produtos químicos, combinado?

E então, gostou? Que tal arregaçar as mangas e dar uma cara nova aos azulejos da sua casa? Visite a Casa Show e encontre tudo o que precisa para renovar o seu lar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria