Que tal apostar em uma decoração neoclássica para sua casa?

0
1630

O estilo neoclássico tem marcado presença nos projetos de decoração atuais, enchendo as casas com elegância, charme e bom gosto. Esse estilo remete ao movimento artístico e cultural surgido na Europa, especificamente no século XVIII. Liderado por pensadores iluministas, o neoclassicismo absorveu muito da cultura e da estética da antiguidade clássica. Quer saber como  trazer essa proposta decorativa para dentro da sua casa? Então continue lendo o nosso artigo e inspire-se!

Decoração neoclássica: como é e de onde vem?

Tanto a arquitetura como a decoração neoclássica surgiram para combater toda a elaboração típica dos estilos Rococó e Barroco. No neoclassicismo, há um retorno às tradicionais colunas gregas, às construções simétricas e a outros padrões greco-romanos que embelezam qualquer ambiente. De fato, se há uma palavra que pode definir essa decoração, essa palavra é imponência.

Vale destacar que o estilo neoclássico rejeita o rebuscamento e é famoso por pregar a discrição e a simplicidade. Em síntese, ele é um estilo que se opõe  a qualquer excesso dramático, estético e decorativo. Muito apreciado no mundo inteiro, a proposta do neoclassicismo é muito presente em palácios do governo e edifícios públicos de grandes metrópoles, como Londres, Paris, Viena e Berlim.

Como usar a proposta neoclássica na decoração de interiores?

Se você quer apostar no estilo neoclássico, mas não deseja investir em alterações drásticas, como grandes reformas ou construções, uma boa pedida é incluir elementos decorativos na composição da sala ou do quarto. Se bem escolhidas, as peças neoclássicas podem transformar a sua residência em um templo grego. Que tal optar por estátuas, cortinas drapeadas, tapetes clássicos, vasos de gesso e molduras com um toque de antigamente?

A essência do mobiliário neoclássico

O mobiliário neoclássico tende a ser mais estrutural e despido de aplicações, curvas e arabescos. Os móveis, nesse estilo são marcados basicamente pela simetria, design limpo, visual monocromático, frontões e colunas. Muitas  peças contam com símbolos da revolução francesa, a exemplo da seta e da lança. Como se não bastasse, alguns móveis apresentam inspirações ligadas à antiguidade egípcia, etrusca e clássica. Vale ressaltar que, como tudo que envolve o neoclassicismo, os móveis são minimalistas e dispensam extravagâncias. Além disso, o conforto é prioridade!

Dicas para usar o estilo neoclássico hoje

  • Mescle as peças neoclássicas com peças de linhas retas mais modernas. Essa mistura fica incrível;

  • Na composição neoclássica, você deve usar elementos sofisticados, misturados com objetos carregados de história e referências de mundo;

  • Se os artigos decorativos tiverem algum tipo de detalhe, prefira fazer o contraponto com tonalidades neutras e outras peças mais simples;

  • Sempre fique de olho nas proporções e procure criar um conjunto harmônico na sua decoração;

  • Papéis de parede discretos podem te ajudar a compor uma decoração neoclássica incrível;

  • Use a intuição, bom senso e bom gosto para não exagerar na dose. Definitivamente o exagero não tem nada a ver com a proposta neoclássica!

E aí, você gostou das nossas dicas? Já conhecia o estilo neoclássico? Usaria essa proposta cheia de elegância na sua casa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria