Como usar o animal print na decoração

0
1401

 

A tendência étnica e as referências de safári estão super em alta e não só no mundo da moda, como também no universo do design de interiores. E aí entra o animal print, famosa estampa de bicho que faz parte dessa proposta ousada e criativa que está invadindo os projetos modernos de decoração. Há quem ache exagerado e difícil de combinar, mas é tudo uma questão de estilo, personalidade e, claro, bom gosto! Se o animal print for usado da forma correta, as estampas de onça, zebra, tigre, leopardo e cobra podem ficar simplesmente incríveis!

Quer aprender a usar essa tendência a favor da sua décor? Então solte de uma vez por todas suas feras e descubra como levar um pedacinho da selva para sua residência sem perder a elegância e a sofisticação. Veja a seguir 5 dicas práticas de como decorar com animal print:

Use com a devida moderação

A regra de ouro da decoração com animal print é não exagerar na dose. Nada de colocar um tapete zebrado com cortina zebrada e almofada também zebrada na sala! Fica caricato e visualmente poluído. Lembre-se de que a linha entre o bom gosto e o mau gosto na decoração é muito tênue. Ainda que as peças sejam bonitas, se elas não forem usadas com o devido equilíbrio, o resultado estético pode parecer muito alegórico — até porque estampas de bicho já são suficientemente chamativas, não acha?

Combine com bases neutras

Para a decoração ficar chique, leve e harmoniosa sem deixar de ser marcante, combine elementos em animal print com bases neutras, como o branco, o preto e o bege. Um quarto todo branquinho, por exemplo, fica incrível com uma colcha de zebra. Uma sala em tons terrosos pode ter vasos com estampa de onça. Para dar certo, basta que as cores da estampa dialoguem com a cor predominante no espaço.

Introduza o animalismo aos poucos

Se você segue a linha mais discreta, mas curte o animal print e gostaria de usá-lo na decoração da casa, não precisa temer, já que definitivamente não é necessário revestir uma parede inteira com papel estampado! Introduza o animalismo aos poucos na décor, investindo em detalhes como capas de almofadas, guardanapos,roupas de cama, louças, tapetes, porta-retratos, aparelhos de jantar e pequenas peças decorativas. Aos poucos, a utilização desse tipo de estampa vai se tornar mais fácil e natural para você.

Perca o medo de ousar

Diferenciada e marcante, essa estampa nunca vai passar despercebida. O animalismo parece ter sido criado para pessoas ousadas e criativas. Sendo assim, você não precisa se limitar a combinações previsíveis. Solte a imaginação — aliás, solte suas feras! É possível investir sutilmente em um mix de estampas, apostar em quadros e esculturas estampadas e até mesmo fazer a composição com cores de tons vibrantes, como o vermelho e o amarelo.

Crie um ambiente aconchegante

A decoração com elementos em animal print pode ficar muito acolhedora, bastando, para isso, compor o projeto usando plantas, detalhes em madeira, almofadas, tapetes e uma iluminação indireta, de preferência amarelada. Aposte em luminárias, lustres, arandelas, pendentes e abajures. O visual fica simplesmente incrível!

E aí, gostou das nossas dicas de decoração? O que acha dessa tendência decorativa? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria