Como ampliar o ambiente com a disposição dos móveis

0
898

Mais do que dinheiro, mobiliar uma casa exige planejamento, inteligência e capacidade de organização, pois a disposição adequada dos móveis é capaz de otimizar o espaço, melhorar a área de circulação e embelezar os ambientes, por mais compactos e limitados que eles sejam. Por outro lado, quando os móveis são mal dispostos, o layout pode ficar poluído e a funcionalidade da residência pode ser comprometida. Quer aprender a aumentar os ambientes a partir da arrumação do mobiliário. Então confira nossas dicas, coloque-as em prática e ganhe muito mais espaço físico e visual.

Avalie a dimensão do cômodo

Antes de mais nada, avalie a dimensão do cômodo para só depois montar o seu plano de mobília. A escolha, compra e disposição dos móveis dependem diretamente do espaço disponível, até porque, não adianta comprar estofados, estantes e mesas muito largas e profundas, se o tamanho do espaço não comporta esses móveis.

Coloque o seu projeto no papel

Com as medidas tiradas e as dimensões devidamente analisadas, coloque o seu projeto no papel. Pontue tudo que você quer ver no espaço e, se possível, desenhe um esboço de como o ambiente deve ficar. Se preciso for, use aplicativos de design amador de projetos. Isso pode tornar a tarefa de reorganizar os móveis mais prática e divertida.

Priorize o espaço de circulação

Os móveis devem ser dispostos de modo que a funcionalidade seja priorizada. Uma boa maneira de fazer isso é priorizar o espaço de circulação e deixar uma boa área entre os móveis para que os moradores e as visitas possam se locomover com tranquilidade. Elimine os excessos nos ambientes, tire esculturas e plantas do chão, reduza o número de móveis e prefira detalhes suspensos como efeito decorativo. Luminárias e nichos cumprem bem essa função, sem prejudicar o aproveitamento do espaço.

Aposte nos móveis planejados

Para aumentar a sensação de amplitude dos ambientes e otimizar o espaço, invista em móveis planejados. Assim cada cantinho pode ser aproveitado da melhor maneira possível. Na hora de escolher as peças, opte por portas de correr. Elas são essenciais para obter uma maior área para a livre circulação de pessoas.

Dicas extras para ampliar o ambiente com a disposição dos móveis

  • Ao organizar a mesa do jantar, não coloque as cadeiras muito juntas uma das outras, pois isso compromete o conforto das pessoas na hora das refeições.

  • Use um grande espelho na sala de estar ou de jantar. Isso aumenta a sensação de amplitude do ambiente.

  • Em ambientes pequenos, as mesas redondas são melhores do que as quadradas e retangulares. Por não ter quinas, esse formato deixa o cômodo mais leve.

  • Se a sua sala é pequena, evite os conjuntos de estofados. Um sofá e duas poltronas avulsas são suficientes!

  • Em quartos de solteiros, encoste a cama na parede para aproveitar melhor o espaço. Já em quartos de casal, o mais indicado é que os dois lados da cama estejam livres, para que as pessoas tenham maior mobilidade ao se levantar.

  • Se for necessário, abra mão de pufes, criados-mudos e outros móveis que venham a poluir o cômodo.

E você leitor, já adotou algumas dessas dicas na sua casa? Funcionou para você? Conte pra gente. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria