Administrando a obra: dicas para acompanhar a construção da sua casa

0
2528

Para assegurar que os prazos sejam cumpridos e que desperdícios sejam evitados durante uma reforma ou construção, é fundamental saber administrar a obra. Pensando nisso, listamos algumas dicas para fazer a correta administração de todas as etapas, do projeto à conclusão da obra. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

Comece pelo planejamento e projeto da obra

O que vai servir de base para o acompanhamento da obra é o planejamento inicial e o projeto que você tem em mãos. São justamente eles que conduzirão as suas ações e nortearão as decisões no andamento da obra. Isso significa que tanto o projeto quanto o planejamento (cronograma) devem ser consultados sempre que houver necessidade.

Preste atenção na hora das compras

Você sabia que uma compra errada de materiais pode não só te trazer dor de cabeça, mas também elevar o custo e a duração da obra? Sendo assim, você deve prestar bastante atenção na hora da compra, pesquisar e comparar preços, avaliar o custo-benefício dos produtos, observar a qualidade dos materiais e pensar na logística de entrega. Como alguns itens não costumam ser entregues imediatamente, o ideal é que você gerencie o canteiro de obras e faça os suprimentos de maneira planejada, seguindo as necessidades de cada etapa da construção.

Acompanhe o trabalho de perto

Mesmo que você tenha um mestre de obras confiável ou um supervisor de serviços, o mais indicado é que você visite diariamente a obra e acompanhe de perto o andamento da construção ou reforma. Converse com os profissionais envolvidos no processo, avalie os serviços prestados, procure  identificar problemas de execução e produtividade, acompanhe o uso racional dos materiais e dê orientações para os trabalhadores. Isso é importante para corrigir eventuais falhas na obra, antes que seja tarde.

Não adie decisões importantes

A capacidade de tomar decisões é muito importante na administração da obra e pode refletir diretamente no resultado final. Apesar de ter um planejamento e projeto a seguir, possivelmente haverá imprevistos e necessidade de mudança de planos. Talvez você tenha que adotar processos diferentes, contratar mais pessoas, modificar o projeto, substituir materiais e assim por diante. Quando isso acontece, é preciso tomar a decisão certa, no tempo certo. Para respaldar as suas escolhas, procure auxílio técnico.

Dicas extras para administrar a obra

  • Antes da compra dos materiais, faça cálculos baseados nas medidas do projeto. No caso de revestimentos, é interessante que você compre entre 20% e 30% a mais por conta das eventuais quebras. Assim, você não corre o risco de não encontrar o produto para comprar depois;

  • Procure manter um relacionamento cortês e tranquilo com os seus funcionários. Vocês conviverão por um bom tempo – portanto, o ideal é que o clima seja amistoso. Lembre-se que isso também pode refletir na qualidade do serviço prestado;

  • Faça anotações, use planilhas, anote os custos, guarde cupons e notas fiscais, arquive os orçamentos em pastas específicas, use apps e faça o possível para organizar a administração da obra.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na condução da sua obra? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria