Acessibilidade em casa para os idosos: dicas para adaptar os ambientes

0
129

Pessoas idosas exigem uma série de cuidados, pois nessa fase da vida, a mobilidade fica reduzida e a atenção precisa ser redobrada. Desse modo, é importante que a casa seja segura e confortável, pois nada mais justo que dar segurança a quem sempre cuidou de nós, não é mesmo? Com pequenas modificações é possível proporcionar acessibilidade em casa para os idosos. Vamos lá?

Antes de começar a ajustar a casa, é importante que haja uma conversa com o idoso. Pergunte quais são as dificuldades, peça sugestões do que pode ser adaptado, perceba a rotina e veja quais as adaptações podem ajudar. Desse modo, fica muito mais fácil planejar quais os pontos da residência precisarão de modificações.

Pisos antiderrapantes

O ideal é que o piso seja antiderrapante, mas se não for, evite deixá-lo encerado ou com produtos que possam aumentar os riscos de queda. No caso de escadas, use fitas antiderrapantes para proporcionar segurança.

Invista nos pisos antiderrapantes para evitar quedas e facilitar a locomoção dos idosos. Via Shawfloors.

Atenção à locomoção

Para que a locomoção aconteça sem nenhum problema é necessário que todas as passagens estejam livres de objetos que possam atrapalhar a circulação. A atenção vale também para os tapetes, que devem estar bem fixados, pois caso contrário podem causar graves acidentes.

Deixe sempre os caminhos de passagem livres de qualquer objeto, isso evita tropeços e acidentes. Via Canvas.

Iluminação automática

A iluminação automática é uma ótima aliada para proporcionar acessibilidade em casa para os idosos.  Por isso, invista em luminárias com sensores, pois elas auxiliam nos trajetos, principalmente à noite, quando a iluminação é reduzida.

A iluminação automática é uma ótima opção para que o idoso possa locomover-se à noite. Via an_vision

Cuidados no banheiro

O banheiro talvez seja o espaço mais importante para proporcionar acessibilidade, pois para algumas pessoas a autonomia nas atividades de higiene pessoal é essencial. Além dessa questão, há também o fator de que o banheiro é um dos ambientes mais perigoso da casa por conta da umidade e do piso escorregadio, por essa razão, o cuidado deve ser em dobro.

No vaso sanitário, invista em um adaptador de assento para que o idoso utilize-o sem dificuldades. Coloque barras de apoio perto do vaso e do chuveiro, essa medida proporcionará segurança.

O banheiro é um dos ambientes mais perigosos, por isso invista em barras de apoio para evitar acidentes. Via expertise

Tapetes na cozinha

Quando lavamos a louça é muito comum que o chão fique um pouco molhado. Para evitar acidentes, coloque um tapete próximo à pia, mas lembre-se: como foi dito anteriormente, o tapete precisa estar muito bem fixado, caso o contrário, ele poderá agravar o problema do piso com água.

Se bem fixado ao chão, o tapete pode ser uma ótima opção para evitar acidentes, principalmente na cozinha. Via Food 52 – architecturaldigest

Com poucas adaptações, você já consegue proporcionar acessibilidade em casa para os idosos. No entanto, não basta investir apenas na estrutura da casa, é preciso ter atenção também à rotina do dia a dia. Por isso, não deixe coisas no chão, ajude-o em atividades que requerem mais esforços, coloque objetos que são usados com frequência em locais de fácil acesso… pequenas atitudes colaboram na acessibilidade. Você sabe de mais adaptações que são práticas para os idosos? Compartilhe conosco! Depois, é só passar nas lojas da Casa Show e começar as adaptações.

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria