Acerte na escolha do piso para a varanda

0
310

 

Imóvel com varanda é tudo de bom, não? Aquele espaço que dá sensação de liberdade, ótimo para espairecer, contemplar o céu e a cidade, reunir amigos ou estar em família.  A gente sempre faz mil planos para esse ambiente, mas para que fique do jeitinho que a gente imagina, a primeira coisa que devemos fazer é escolher o piso para a varanda.

São várias as opções de modelos e de materiais. Preparamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa. Primeiro, vamos às possibilidades de materiais.

Cerâmica

É um material bastante indicado para pisos de varandas e áreas externas. É resistente, durável e disponível em diversas cores e formatos. Mais vantagens: não desbotam com o sol e são fáceis de limpar.

Porcelanato

Tem características parecidas com os pisos cerâmicos, mas são mais resistentes. Alguns se assemelham a materiais como pedras e madeiras e ajudam a criar diferentes visuais.

piso-para-varanda-gourmet-dicas-de-mulher
Porcelanatos são bastante usados em varandas que compõem áreas internas. Foto: Dicas de Mulher.

Madeira

Deixa o ambiente muito bonito e agradas os adeptos da decoração com elementos mais naturais, mas não são resistentes à chuva e o sol, precisando passar por processo de impermeabilização.

piso-para-varanda-pedra-madeira-architecturendesign
Pedras e madeiras dão um toque mais rústico e natural à varanda. Foto: Architecture and Design.

Pedras 

Mármore, granito e ardósia são bastante usados em áreas externas. São muito resistentes, mas o mármore e granito, costumam ser caros e precisam passar por tratamento de impermeabilização. A ardósia apresenta melhor custo-benefício.

Outros pontos de atenção

Além de levar em consideração os materiais, para fazer boas escolhas, é preciso pensar em outros detalhes.

Tamanho da área: para investir na quantidade necessária e escolher os materiais e modelos que proporcionarão menor desperdício.

Uso da varanda: será uma área interna ou externa? Se for interna, é importante que haja uma integração harmônica ao ambiente integrado, seja com o mesmo piso – laminados são muito usados nessas situações – ou outro que faça uma transição suave.

piso-para-varanda-integrado-laminado-Luis-Carlos-Gomes-Casa-de-Valentina
Varandas em ambientes internos devem estar em harmonia com o ambiente integrado. Foto: Luis Carlos Gomes/ Casa de Valentina.

Limpeza: é importante que você possa limpar com facilidade a varanda, ainda mais se ela ficar exposta ao vento e chuva, se tiver pets e se usar a varanda como ambiente para preparar e servir refeições. Evite pisos porosos que possam manchar com facilidade.

Circulação: dê preferência a pisos antiderrapantes.

Rejunte: cuide bem do rejunte, ele não é mero detalhe. A qualidade da argamassa é fundamental para a preservação do piso que você escolher, além da possibilidade de conferir um resultado estético bem interessante. Vale lembrar que há rejuntes próprios para áreas externas, que evitam o descolamento do piso, especialmente se ele ficar em um local úmido.

Agora que você todas essas informações, está confiante para escolher o piso para sua varanda? Faça isso com cuidado e carinho, pois ela tem tudo para ser seu ambiente favorito no apartamento.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria