8 passos para deixar sua cozinha em ordem

0
1334

Manter a cozinha sempre organizada costuma parecer uma missão impossível, que depende de atos heroicos e força sobre-humana para ser concluída, não é verdade? Pois engano seu! Saiba que não precisa ser nenhum Super Homem ou Mulher Maravilha para organizar esse delicioso cantinho da casa. Que tal conferir os passos abaixo para conseguir arrumar tudo mais rápido que o The Flash? Ficou interessado? Então veja só!

Arrume a geladeira de um jeito funcional

A organização da geladeira não tem mistério: depois de limpá-la como de costume, coloque os itens de café da manhã na primeira prateleira — os queijos, sucos, as geleias, o requeijão cremoso e a manteiga, por exemplo, devem ficar nessa parte. Abaixo dela, coloque os alimentos para beliscar — o ideal é usar uma boleira para conservar esses lanches e mantê-los frescos. Os ovos também devem ficar nessa segunda prateleira, para sofrerem menos com as variações térmicas. As carnes e os congelados devem, obviamente, ficar no freezer, enquanto os vegetais precisam ser colocados nas gavetas inferiores. Por fim, coloque na porta apenas as jarras de água e as latas de conserva. As garrafas de refrigerantes são pesadas demais para ficar nessa parte, então prefira colocá-las em uma das prateleiras.

Guarde os eletrodomésticos adequadamente

Os eletrodomésticos usados com mais frequência devem ficar expostos — desde que tenham um design bonitinho e estejam em bom estado de conservação. Além disso, tudo o que fica à mostra deve estar perfeitamente limpo, quase reluzente de tão polido. As peças que forem menos usadas, que não combinarem com a decoração ou que estiverem com a aparência mais desgastada devem ficar guardadas no armário.

Mantenha os temperos à vista e à mão

Indispensáveis nos experimentos gastronômicos, os temperos devem ser mantidos à vista. Para isso, tire-os de seus saquinhos originais, colocando-os em potinhos charmosos, de vidro ou de acrílico, que sejam higiênicos e práticos. E a transparência desses materiais ainda ajuda a identificar muito mais rapidamente o tempero ali guardado. Desse modo, você nunca mais vai confundir orégano com erva doce, páprica com pimenta ou colorau com açafrão. Seu estômago vai ficar bem grato!

Pense em dispensar as tábuas de madeira

As tábuas de madeira tendem a acumular germes e bactérias provenientes de alimentos crus, o que pode acabar prejudicando sua saúde e comprometendo a higiene da cozinha. Além disso, esses objetos absorvem muito cheiro, sendo de difícil higienização e manutenção. Assim, prefira as tábuas de fibra de carbono, de silicone ou de vidro, que são facilmente limpas com água morna.

Guarde as panelas perto de suas respectivas tampas

As tampas e suas companheiras panelas devem ser guardadas lado a lado, afinal, não há nada pior do que pegar uma panela e não encontrar sua tampa original, não concorda? Hoje em dia, já existem suportes organizadores no mercado que servem exatamente para otimizar o espaço dos armários, guardando as tampas em pé. Quanto às panelas, guarde-as uma dentro da outra, por ordem de tamanho, sobre as frigideiras. Vale destacar que esse princípio de guardar do maior para o menor também vale para as assadeiras!

Deixe os copos enfileirados no armário

Para evitar que os copos se quebrem ou danifiquem, guarde-os enfileirados em vez de empilhados. Categorize os objetos e procure separar os copos e taças para ocasiões especiais dos copos de uso diário. Lembre-se de que os de uso diário devem ficar em locais mais fáceis de acessar! Se for possível, guarde essas peças em uma prateleira perto do filtro, para facilitar ainda mais sua vida.

Faça rolinhos com os panos de prato

Use uma gaveta ou caixa organizadora para guardar sua linda coleção de panos de prato. Para economizar espaço e impedir que os paninhos se amassem demais, enrole-os cuidadosamente e os acomode na horizontal ou até na vertical, se o espaço assim o permitir. Você vai ver como vai ficar muito mais fácil encontrar o que procura!

Sempre comece a limpeza de cima para baixo

Ao arrumar sua cozinha, lembre-se de começar a limpeza pela parte de cima, descendo progressivamente para as áreas mais baixas, até finalmente chegar ao chão. Assim, inicie a higienização pelos armários suspensos, passe para as pias e bancadas e finalize com o piso. É mais prático e eficiente organizar sua faxina dessa forma. Faça o teste e comprove por si mesmo!

No site da Casa Show, você encontra vários produtos que vão ajudar a organizar a cozinha da sua casa. Acesse www.casashow.com.br e aproveite! 🙂

Agora comente aqui e nos conte se tem alguma outra dica bacana para dividir com a gente! Compartilhe suas opiniões e experiências e participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria