8 maneiras de reaproveitar água em casa

2
6084

Algumas regiões do Brasil estão vivendo uma crise hídrica em decorrência da ausência de chuvas e do iminente esvaziamento dos mananciais e reservatórios. Todos os dias, os noticiários mostram as consequências da falta de água e apresentam soluções possíveis para aliviar esse problema. No entanto, nunca é demais reforçar essas iniciativas e dar dicas para reaproveitar água evitando seu desperdício e contribuindo para o melhor aproveitamento da água em casa.

Que tal conferir algumas sugestões super práticas e eficientes para o reuso doméstico da água? Dê uma olhadinha e contribua você também!

1- Usar a água da máquina de lavar

A máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gasta água em uma residência. Sendo assim, vale a pena criar sistemas de reutilização da água proveniente da lavagem de roupas.

Em vez de direcionar a mangueira da máquina para o descarte de água ainda aproveitável para a pia, direcione-a para recipientes destinados ao reuso dessa água para a lavagem de carros, calçadas, quintais e descargas. Essa simples medida já pode diminuir o desperdício em até 50%! A lavagem de roupa na máquina consome, em média, 19 litros.

2- Colocar baldes dentro do box

Por mais consciente que seja o consumo e ainda que você desligue o chuveiro ao se ensaboar, o desperdício de água durante o banho é inevitável e, às vezes, inimaginável, já que a água sai do chuveiro dispersa e não concentrada. Para minimizar esse problema, posicione baldes dentro do box.

Essa água acumulada dos respingos pode ser reutilizada na limpeza doméstica, inclusive do próprio banheiro. Uma pessoa gasta por dia, cerca de 20 litros de água em um banho de 5 minutos.

Em uma casa com 4 moradores, por exemplo, serão reaproveitados 80 litros de água “todo santo dia”! Isso sem contar os dias em que as mulheres levam, em média, 15 minutos para lavar os cabelos compridos, ou seja, o gasto de água é, na verdade, muito maior, ainda que sejamos conscientes e enquanto ensaboamos os cabelos mantivermos o chuveiro desligado.

3- Reaproveitar água da chuva

Quando chover, posicione bacias e baldes para fazer a captação desse bem tão precioso. Hoje em dia, existem sistemas de reuso elaborados feitos com caixas d’água, mangueiras e outros mecanismos.

Explore seu lado inventor para criar suas próprias soluções de reutilização. Vale destacar, porém, que a água da chuva não é apropriada para o consumo, mas pode ser usada para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagem de carros e assim por diante.

4- Instalar sistemas de reuso no telhado

Outra opção bacana que, aos poucos, está se tornando popular, é instalar sistemas de captação de água da chuva nos telhados. Nesse caso, a água pode ser absorvida e direcionada para cisternas e para um posterior processo de decantação e cloração. Depois de passar por essas etapas, a água pode ser reaproveitada em tarefas que não exigem o uso de água potável.

5- Construir um reservatório

Se você tiver espaço disponível em casa e estiver disposto a investir um pouco, construa um reservatório doméstico. Esse tipo de sistema serve para reaproveitar não só a água da chuva, como também a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas. É importante que o reservatório conte com clorador, uma bomba e uma caixa de areia para realizar a decantação.

6- Usar a água do preparo de alimentos

Quando cozinhamos legumes, massas e na lavagem de verduras, sempre há sobras de água. Cada um dos tipos de alimentos citados podem ter suas águas utilizadas para um determinado reuso. Confira:

Água do cozimento de legumes

Rica em nutrientes, esta água pode ser reutilizada no preparo de sopas e para fazer arroz ou cozinhar grãos como o feijão, por exemplo.

Água do macarrão

Meio turva, essa água é rica em amido e também pode ser usada para preparar sopas. A presença de amido ajudará a engrossar caldos e sopas.

Se a massa for integral, esta água ainda será rica em nutrientes. Use-a também para cozinhar legumes.

Água da lavagem de verduras

Na higienização de verduras, ocorre muito desperdício de água, já que, em geral, lava-se folha por folha e depois deixa-se de molho em uma solução higienizante. Pasme: toda essa água pode ser reaproveitada!

Enquanto lava cada folha de alface, por exemplo, deixe um balde (limpo) embaixo da torneira. A água ficará no balde em vez de escorrer pelo ralo.

Se necessário, use outro balde. A água em que as verduras ficaram de molho também poderá ser reaproveitada. Use toda a água acumulada para regar plantas e/ou lavar o quintal e os pisos em geral. Em um dia gasta-se, em média, 20 litros de água para cozinhar.

7- Reaproveitar a água da piscina

Em geral, as piscinas não são esvaziadas, apenas tratadas. No entanto, algumas pessoas estão adquirindo o hábito de esvaziar piscinas que são usadas raramente (como na casa da praia de pessoas que só as usam um mês ao ano).

Também podemos citar as pessoas que, devido ao calor cada vez mais intenso, têm adquirido piscinas plásticas de 5, 10 e até 20 mil litros de água. Se tais piscinas ocupam um espaço muito grande, as pessoas costumam esvaziar a piscina uma ou duas vezes ao ano e só deixá-la montada durante o verão. Toda essa água pode ser reaproveitada para lavar o quintal, a garagem, o carro, molhar as plantas e também na descarga.

8- Reaproveitar a água dos seus peixes

Se vai limpar a “casa” dos seus peixinhos, em vez de jogar a água do aquário fora, use-a para regar as plantas. Esta água é rica em nutrientes (oriundos da ração dos peixes), o que servirá de adubo para suas plantas.

No entanto, se a água estiver com o pH muito alterado poderá prejudicar as plantas. Além disso, se a água do aquário estiver muito suja, misture-a a água de outras fontes antes de regar as plantas.

Diante da iminente chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem! Escolha a forma mais viável de reutilizar a água e mande o desperdício para bem longe.

Viu como não é nada complicado reaproveitar água e evitar o desperdício hídrico? Não deixe de comentar aqui, para nos contar o que já tem feito para contribuir com a economia e a reutilização desse recurso tão precioso. Dê suas próprias dicas e enriqueça nosso post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.