8 dicas para preparar sua casa para a estação mais quente do ano

0
1177

O verão é, sem dúvida, a estação mais divertida do ano, mas é também a mais quente. As altas temperaturas dessas últimas semanas não nos deixam mentir, não é mesmo? Como muitas vezes a umidade do ar simplesmente não é suficiente, a sensação de desconforto e de indisposição acaba tomando conta. Para driblar o calorão de matar, é preciso preparar a casa para a estação, tornando-a o mais fresca possível. Está passando aperto aí sem saber como climatizar e arejar o ambiente? Então continue lendo o nosso artigo e aprenda a melhorar a sensação térmica pelo menos do seu lar! Vamos lá?

Modere no uso do ar-condicionado

Fato é que o ar-condicionado é um grande aliado do conforto térmico, mas deve ser usado com bastante moderação. Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, vale economizar energia, usando o aparelho apenas em casos de calor extremo. Além disso, tente sempre optar por modelos comprovadamente mais econômicos, normalmente os mais modernos, e dê uma mãozinha para o planeta, que tal? Clique aqui e encontre vários modelos que vão ajudar a refrescar o seu lar!

Invista em climatizadores

Para manter o bem-estar e a saúde — física e até mental —, a melhor alternativa é investir em climatizadores ou umidificadores, que são práticos, acessíveis e portáteis, dispensando instalação. Esses aparelhos aumentam a umidade do ambiente e fazem o ar circular a partir do vapor d’água, diminuindo, com isso, os riscos de problemas com abafamento e ar muito seco. Você encontra esses produto no site www.casashow.com.br

Aposte nos ventiladores

Se você não tem ar-condicionado ou climatizador em casa, aposte nos bons e velhos ventiladores. Existem modelos com diferentes potências e preços, sendo que, do ventilador mais simples ao mais sofisticado, todos eles amenizam a sensação de calor e abafamento. Vale ressaltar que os ventiladores de teto são os modelos ideais para ambientes maiores. Clique aqui e confira!

Dispense os tapetes

Para combater o calor excessivo, típico do verão, evite tapetes e carpetes. O ideal é que o piso seja liso e frio para garantir um bom conforto térmico maior. Deixe todo e qualquer acessório fofinho e felpudo — como colchas, tapetes, xales e almofadas — para o inverno.

Coloque cortinas leves

Nada de usar cortinas escuras e pesadas durante o verão, ok? Opte por cortinas claras, finas e fluidas, de tecidos como seda, organza ou voal, por exemplo. Esses materiais, além de serem mais frescos, não impedem a entrada da iluminação natural no ambiente.

Abra as janelas durante o dia

Durante o dia, deixe as janelas abertas para que a casa receba ventilação e o ar circule. Essa é uma maneira extremamente prática e sustentável de refrescar sua residência. Então trate de expulsar o ar quente e deixar a brisa entrar!

Prepare a varanda para a estação

Como as varandas costumam ser bem mais ventiladas e cheias de plantinhas, coloque mesinhas, assentos e até futons para que você descanse ou faça as refeições nos dias mais quentes. Só a sensação de não estar cercado por paredes já passa uma sensação de mais frescor. Faça o teste e veja como sua família vai adorar!

Decore com irreverência

O verão é a estação da cor! Sendo assim, não tenha medo de usar objetos decorativos com tonalidades fortes e vibrantes, apostando em roupas de cama e almofadas estampadas. Além disso, use tons que remetam à praia e à vida marinha, como o azul, o verde e o areia. Cores solares, como o amarelo e o laranja também são ótimas alternativas.

Agora comente aqui e nos conte o que faz para refrescar a casa nessa época de calor intenso! Tem outras sugestões para acrescentar e enriquecer nossa listinha? Compartilhe suas dicas conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria