8 dicas para organizar um churrasco em casa

0
10280

Churrasco é um daqueles programas que sempre caem bem, não é verdade? Afinal, não importa se ele é realizado para comemorar alguma data especial ou simplesmente para reunir os familiares e amigos, o fato é que, de janeiro a janeiro, de norte a sul, churrasco é preferência nacional.

Apesar de ser um evento informal e super prático de conduzir, o famoso churras requer muita organização para que tudo corra da melhor forma possível. Quer saber como organizar o próximo evento na sua casa? Então confira já nossas dicas e vire o rei — ou a rainha, claro! — do espeto e da receptividade! Vamos lá?

Faça uma checklist

Ainda que você decida fazer um churrasco de última hora, não abra mão do planejamento, afinal, não basta marcar a data e seguir para o açougue para comprar as carnes, não concorda? Pense também na estrutura, na decoração, nos gastos, na quantidade de pessoas que o ambiente comporta, na música, confira a previsão do tempo para o dia e assim por diante. É importante colocar no papel todas essas questões antes de efetivamente agendar seu churrasco. Sendo assim, uma boa maneira de organizar o churrasco, desde o início, é fazendo uma checklist com itens a providenciar, distribuindo algumas tarefas entre os membros da família e programando todos os detalhes do evento a fim de evitar imprevistos.

Escolha o local adequado

Churrasco não tem frescura: pode ser feito na lage, na área de piscina, no espaço gourmet ou no quintal! O importante é que o ambiente comporte todos os convidados, seja bem ventilado e tenha uma pia com torneira bem próxima à área de churrasco. Essas providências básicas já garantem os momentos agradáveis durante o evento!

Equipe o ambiente

Nem só de churrasqueira vive um bom churrasco, não é verdade? É indispensável equipar a área com banquetas, cadeiras suficientes para todos os convidados e mesas para preparar o churrasco, colocar os talheres e os acompanhamentos. Providencie também os acessórios, como espetos, isopores, tábuas, talheres, louças, descartáveis, panos, vasilhames plásticos e tudo mais que você vai precisar para fazer um baita churrascão.

Esses produtos você encontra no site Casa Show. Clique aqui e confira!

Liste seus convidados

Não cometa o erro de chamar todo mundo sem fazer uma lista formal, viu? É preciso fazer, inclusive, uma lista separada de mulheres, homens, crianças e adolescentes, já que os homens normalmente comem mais carne e consomem mais bebidas, enquanto as mulheres, as crianças e os adolescentes costumam comer mais acompanhamentos. Esse cuidado vai ajudá-lo a proporcionar a quantidade de comida correta.

Providencie as carnes

A média de consumo de carne é de 500 gramas por convidado e, segundo especialistas, para cada dez convidados, você deve providenciar 1,5 quilo de linguiça, 1 quilo de frango, 2,5 quilos da carne vermelha de sua preferência — alcatra, picanha, fraldinha, lombo, espetinho, costela, coração ou cupim, por exemplo. Não se esqueça do sal grosso para temperar tudo, ok?

Compre as bebidas

Para fazer um churrasco regado a alegria e muita diversão, calcule a compra de três garrafas de cerveja por pessoa que bebe, um copo de suco e meio litro de refrigerante por convidado e, se quiser, compre cachaça, vodka e frutas para fazer drinks. Não se esqueça também da água e do gelo!

Defina os acompanhamentos

Os acompanhamentos mais tradicionais são farofa, arroz, salada verde, salada de maionese, banana frita, batata frita, pão de alho, vinagrete, molhos, abacaxi e queijo. Se o churrasco for no estilo americano, você pode solicitar que cada convidado leve um acompanhamento ou uma sobremesa, para diminuir seu trabalho. Por falar em sobremesas, sorvetes, pudins, bananas flambadas e salada de frutas são ótimas pedidas para adoçar o cardápio do seu churrasco!

Organize a área de churrasco

Limpe a área do churrasco, cheque se a churrasqueira está preparada, coloque as bebidas para gelar, ponha lixeiras em pontos estratégicos e arrume os acompanhamentos na mesa. O ideal é que você comece a preparar as carnes cerca de meia hora antes do horário agendado para começar a farra. Aproveite para colocar uma boa música para tocar. Isso vai deixá-lo no clima da festa, ainda nos preparativos.

Agora comente aqui e nos conte como é o passo a passo da organização do seu churrasco! Acha que pulamos alguma etapa? Compartilhe suas impressões e experiências conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria