8 dicas para decorar quartos femininos

0
1413

O quarto deve ser um ambiente tranquilo e totalmente favorável ao descanso, aconchego e reabastecimento das energias. Além disso, todo dormitório precisa refletir a personalidade do dono. Caso seja uma dona, o ambiente deve exalar feminilidade e charme na justa medida. Quer saber como decorar um quarto feminino? Então confira as nossas dicas!

A faixa etária deve ser respeitada

O quarto feminino não deve ser decorado do mesmo jeito para uma menina e para uma mulher madura. Cada fase da vida sugere cores e elementos decorativos distintos. No caso das crianças, as bonecas podem ser usadas normalmente e os tons de rosa, do bebê ao pink, estão liberados. Na adolescência, as bonecas podem ser deixadas de lado e as tonalidades vibrantes, como o amarelo, o laranja e o verde limão são super bem-vindos. Mulheres adultas podem e devem apostar em cores mais neutras, como nude, bege, branco, cinza e rosê. Além disso, os elementos clássicos caem bem para mulheres mais velhas.

Combine dois tons de tinta

Uma proposta interessante para quartos femininos é combinar duas cores. As tonalidades podem ser contrastantes ou complementares, mas a composição precisa ser harmonizada para deixar o visual equilibrado e charmoso. Além disso, as cores precisam dialogar com os outros elementos do espaço.

Use papéis de parede

Quartos femininos ficam simplesmente incríveis com papéis de parede. O visual fica perfeito com estampas adamascadas, padrões florais, listras delicadas ou poás. Caso você ache os papéis de parede caros e difíceis de aplicar, opte por adesivos vinílicos. Existem vários modelos disponíveis no mercado. É só escolher um que te agrade!

Aposte nos espelhos

Que mulher não gosta de espelhos? Esses objetos decorativos são elegantes, bonitos e funcionais. Como se não bastasse, eles aumentam a sensação de amplitude do espaço. Você pode usar espelhos na porta do guarda-roupa, em uma parede livre, em mesinhas de canto, acessórios decorativos ou até mesmo em uma moldura charmosa.

Escolha a iluminação certa

Decore o quarto feminino com uma iluminação com tonalidades mais claras e refrescantes. Isso torna a decoração mais versátil! Outra boa pedida é investir em lustres e pendentes mais suntuosos. Fica incrível!

Espalhe fotos no ambiente

Para deixar o seu quarto com um visual mais pessoal, espalhe fotos pelo ambiente. Você pode usar porta-retratos, murais, pôsteres ou quadros. O resultado também fica maravilhoso se você ampliar uma foto bonita e adesivá-la sobre o vidro para compor uma cabeceira inusitada.

Tudo é uma questão de gosto

As cores e formatos da mobília devem ser escolhidos de acordo com as suas preferências pessoais. O branco e outros tons claros são mais versáteis e difíceis de errar, pois dão leveza ao ambiente, combinam com qualquer estilo e são atemporais. Se você curtir cores vibrantes, como o vermelho e o púrpura, use-as apenas como pontos focais na decoração, sempre equilibrando essas tonalidades com elementos de cores mais neutras.

Capriche nos objetos decorativos

Os detalhes fazem toda a diferença e é por isso que você deve ser criterioso na escolha de almofadas, tapetes, cortinas, quadros e bibelôs. Invista nesses acessórios, só não exagere na dose para o visual não ficar poluído e o excesso de objetos comprometer o espaço de circulação.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai usá-las na decoração do seu quarto? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar os resultados.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria