8 coisas que não podem faltar na decoração do quarto

0
358

Quando buscamos conforto e tranquilidade e queremos relaxar, é para o nosso quarto que vamos. Como é um ambiente bastante pessoal, o quarto deve transmitir nossa personalidade e deve conter objetos que gostamos e que nos trazem boas energias.

Se você está pensando em reformular ou começar do zero a decoração do quarto, confira nossas dicas e veja o que não pode faltar nesse cômodo especial!

Escrivaninha

Além da cama, item principal e que deve ser muito confortável para que suas noites de sono sejam revigorantes, vale investir também em uma escrivaninha. Ela será muito útil para separar uma área de trabalho ou de estudos dentro do quarto.

Para otimizar o espaço, prefira uma escrivaninha com gavetas, assim será possível guardar documentos e outros objetos. Também escolha uma cadeira confortável e que combine com a mesa.

Criado-mudo

Seja novo ou reformado, o criado-mudo é um móvel funcional no quarto. Sobre ele você pode deixar o livro de cabeceira, os óculos, o despertador ou a luminária, ao lado da cama.

Também é interessante que o seu criado-mudo tenha gavetas, o que trará mais espaço para armazenar itens pessoais.

Luminária

Também devemos levar em consideração a iluminação do quarto, que deve ser indireta e suave, criando um clima aconchegante. Nesse caso, o ideal é instalar uma luz ao centro para uso diário e colocar abajures ao lado da cama, algo ideal para quem gosta de ler antes de dormir.

Quem utiliza o quarto como local de trabalho precisa ter uma luminária de mesa próxima ao computador.

Para mais comodidade, procure luminárias que tenham diferentes níveis de claridade, preferencialmente com dimmers, que permitem regular a iluminação total.

Independentemente do modelo, lembre-se de escolher um abajur ou  uma luminária que utilize lâmpadas econômicas e eficientes.

Cortinas

Se você não consegue dormir com a presença de claridade, a melhor opção de cortina para o quarto é o modelo blackout, que elimina qualquer tipo de luz.

Hoje em dia o mercado oferece várias opções, mas o ideal é escolher cortinas de tecidos leves e tons mais neutros, para estimular o relaxamento e não exagerar muito na decoração do quarto.

Tapetes

Os tapetes também são bons recursos para deixar o quarto mais aconchegante e sofisticado. Coloque-os ao lado da cama, assim, quando levantar, você não pisará diretamente no chão frio, principalmente no inverno.

Quadros

Pôsteres, fotos, molduras e adesivos colocados nas paredes também são ótimos itens decorativos e não custam caro.

Você pode colocar uma frase motivacional na parede ou separar fotografias de viagens e pendurar uma ao lado da outra; enfim, aqui a criatividade é o limite.

Espelhos

Além de decorar o quarto, os espelhos são capazes de ampliar o ambiente, o que é um ótimo truque para quartos pequenos.

Você pode optar por usar vários espelhos pequenos e médios ao longo da parede ou escolher um grande de corpo inteiro, que pode estar na parede ou embutido em algum móvel.

Invista em molduras diferentes, modernas ou antigas, de acordo com a sua personalidade.

Caixas organizadoras

Se você não possui muito espaço disponível ou não consegue evitar a bagunça, aposte nas caixas organizadoras. Nelas você pode guardar documentos, revistas, brinquedos, bijuterias e outros objetos; mas lembre-se de identificar cada caixa para que os itens sejam encontrados com facilidade.

Com um pouco de criatividade, você pode transformar, valorizar e harmonizar os elementos presentes na decoração do quarto, dando um toque todo especial.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria