7 formas de utilizar o bicarbonato de sódio na limpeza da casa

0
487

As propriedades culinárias do bicarbonato de sódio já são amplamente conhecidas, mas você sabia que esse pozinho mágico também é um grande aliado da limpeza doméstica? Por ser um produto multifuncional super barato e suave, o bicarbonato de sódio pode substituir tranquilamente os produtos de limpeza mais agressivos e caros. Quer conhecer algumas formas de usar o bicarbonato na limpeza da sua casa? Então continue lendo o nosso artigo e aprenda já!

Elimina manchas de queimado

Sabe aquelas marquinhas de queimado que ficam impregnadas nas panelas e assadeiras? Pois bem, o bicarbonato as elimina com facilidade: basta cobri-las com uma misturinha de um pouco do produto e água quente, de modo a se formar uma pasta. Deixe essa mistura agir por uns 10 minutos e depois esfregue a superfície com uma esponja. Essa mesma estratégia vale para seu forno, fogão e suas panelas de alumínio.

Limpa seus tapetes e carpetes

O bicarbonato de sódio também é extremamente eficiente para remover manchas de gordura que se instalam sobre os carpetes e tapetes. É só misturar uma parte de bicarbonato para quatro partes de álcool e usar uma escova bem macia para fazer a aplicação. Em seguida, apenas enxágue com água.

Deixa sua geladeira cheirosa

Para deixar a geladeira livre de odores, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água morna e despeje, aos poucos, a solução no eletrodoméstico, deixando agir por cerca de vinte minutos. Seque tudo em seguida. E prontinho: sua geladeira vai ficar com um cheiro super agradável.

Ajuda na limpeza de pisos

Encha um balde de água e acrescente meia xícara de bicarbonato. Umedeça o esfregão na solução ou use a vassoura para aplicar o líquido no piso. Aí é só esperar o bicarbonato agir, remover o produto e depois higienizar o chão como de costume. Faça o teste e se surpreenda com o resultado!

Acaba com o mofo

Para limpar áreas mofadas, use um pouco de água com bicarbonato de sódio. Vale ressaltar que quanto mais frágil for a superfície mofada, menor deve ser a quantidade de bicarbonato na mistura, a fim de não danificar o material.

Alveja naturalmente roupas

O bicarbonato também pode ser usado como alvejante de roupas, sendo um poderoso coadjuvante na remoção daquele aspecto encardido. O mais bacana é que ele não desbota as peças! Para usar o bicarbonato com essa finalidade, coloque uma colher do produto junto com o sabão em pó, realizando o ciclo de lavagem normalmente.

Higieniza até a garrafa térmica

Esse produto ajuda a acabar com os odores da sua querida garrafinha de chá ou de café, além de eliminar os resíduos dos líquidos que inevitavelmente ficam no fundo da garrafa. Depois de colocar um pouco do pó dentro da garrafa, ponha água e agite bastante. Em seguida, enxágue bem e prontinho!

Viu só como o bicarbonato é multifuncional na limpeza da casa? Agora comente aqui e nos conte: você utiliza esse pó milagroso em alguma outra tarefa doméstica? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria