7 formas criativas de guardar livros em sua casa

0
1724

Se você é apaixonado por leitura, então sabe que os livros são, além de fonte de conhecimento, uma maneira de relaxar e mergulhar em um mundo de fantasia e de personagens extraordinários. Mas antes que você comece a leitura, são necessários alguns cuidados. É importante manter tudo organizado num lugar limpo e seco que impeça a proliferação de ácaros e fungos, prolongando a vida útil do material.

Pensando nisso, separamos aqui algumas sugestões para que você tenha não só um espaço de armazenamento, mas também um item de decoração para guardar livros.

1. Estante divisória

Geralmente colocamos estantes paralelamente à parede, mas você já pensou em colocá-las perpendicularmente? Dispor a estante fazendo um ângulo de 90º com a parede é uma ótima maneira de dividir um ambiente de conceito aberto ou criar dois ambientes em uma kitnet, por exemplo.

Mesmo que uma cortina ou divisória propriamente dita cumpram bem a função, elas não oferecem a possibilidade de armazenar seus clássicos literários.

2. Cabeceira de cama

Um dos melhores lugares e momentos para ler um bom livro é no conforto da cama antes de dormir; sendo assim, por que em vez de guardá-los no criado mudo, você não faz uma “estante-cabeceira” de cama?

Uma pequena e simples estante, ou até mesmo prateleiras colocadas na região posterior da cama é uma maneira irreverente de guardar seus livros e, além da facilidade de escolher sua próxima leitura, fica uma peça incrível!

3. Torres de livros

Nem sempre o espaço disponível na sua casa ou apartamento permite uma grande estante para armazenar seus livros. Nesses casos, uma peça cilíndrica giratória é perfeita.

Esses objetos funcionam como uma torre de livros, na qual eles ficam dispostos ao redor do eixo da peça. Por mais compactos que esses móveis sejam, é possível colocar uma grande quantidade de livros e, ao girar, a praticidade será sua grande aliada.

4. Peças multiúso

Outra opção para os pequenos espaços é utilizar peças multiúso, que nada mais são que móveis usados em mais de uma funcionalidade.

No que diz respeito aos livros, existem peças criativas como mesas de café, poltronas e até camas que, além de atenderem a seus papéis originais, armazenam muito bem os livros.

5. Espaços vazios

Procure por espacinhos vazios em sua casa e analise se não é possível transformá-los em lindas minibibliotecas. Utilize o espaço embaixo das escadas ou até mesmo entre os degraus; o vão abaixo e entre as janelas; prateleiras altas próximas ao teto e até aquela lareira que você nunca usa. É um charme!

6. Árvores de livros

Uma outra maneira criativa de guardar livros é usar a natureza como inspiração, mais precisamente as árvores. São muitas as formas com as quais você pode brincar e renovar o espaço.

Você pode usar uma estante que se assemelhe ao formato de um tronco de árvore e dispor os livros nos “galhos” do móvel, ou, ainda, se quiser uma ideia mais criativa, pintar alguns galhos naturais e prendê-los na parede juntamente aos livros com o auxílio de pequenas prateleiras.

7. Prateleira flutuante

Apesar de soar estranho, você não leu errado, uma maneira divertida e atual de organizar seus livros é usar prateleiras flutuantes. Elas transmitem a ideia de que as coleções literárias estão voando no ambiente.

Basta instalar uma mão francesa ou cantoneira na parede e colar a contracapa inferior do livro sobre ela e, ao fechá-lo sobre o suporte, a ilusão é criada. Todo mundo vai ficar curioso para saber como foi feito!

Se você é um amante da literatura e não sabe mais onde guardar livros, com essas dicas tudo ficará mais fácil. Lembre-se de que o que vale aqui é usar a criatividade e transformar lugares e objetos inusitados em verdadeiras bibliotecas.

Outra atitude bacana é separar os livros que você já leu e não usa mais e doá-los para instituições de caridade ou escolas. Assim, o conhecimento e magia das histórias podem chegar a outras pessoas e você abre espaço para novas aquisições.

Agora que você já sabe como organizá-los, confira nossa lista de livros para os apaixonados por decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria