7 erros que você deve evitar na limpeza doméstica

0
1046

A limpeza de casa não tem muitos mistérios. No entanto, no afã de limpar a casa rápido, alguns erros são cometidos durante o processo, e isso pode causar problemas irreversíveis no acabamento da residência.

Como se não bastasse, muitas donas de casa reproduzem no seu lar as técnicas e práticas que aprenderam com suas mães, desconsiderando que os tempos, os produtos de limpeza, os pisos e os revestimentos agora são outros.

Se você não quer cometer essas falhas, continue lendo o nosso artigo, descubra os erros comuns da faxina doméstica e fuja deles a todo custo. Vem com a gente!

Usar palha de aço em tudo

A palha de aço pode ser aliada da limpeza se usada da maneira adequada mas, se você utilizar esse material em superfícies sensíveis, danos sérios podem ser causados. Além disso, após a palha de aço enferrujar, ela pode acabar riscando e manchando determinados tipos de piso, como por exemplo o mármore.

Aplicar os produtos multiuso de forma indevida

Os produtos multiuso devem ser usados apenas nas superfícies laváveis como paredes, cerâmicas e superfícies plásticas. Embora essa seja uma orientação muito difundida pelos especialistas, muita gente costuma não segui-la ao pé da letra.

Fazer soluções contendo sabão em pó para passar nos pisos

O sabão em pó possui fórmulas muito alcalinas, com acidez equivalente à da soda cáustica. Sendo assim, esse produto causa corrosão em vários tipos de piso quando ele é utilizado com frequência.

Utilizar desinfetantes indiscriminadamente

Tenha muita cautela no uso de desinfetantes, afinal, esses produtos devem ser usados especificamente em lugares nos quais costumamos por as mãos. Isso significa que não há necessidade de passar desinfetante no chão, até porque ele embaça o piso e deixa a superfície muito opaca.  Para limpar o chão, o ideal é usar detergente neutro.

Limpar diferentes ambientes com o mesmo pano

Esse é um erro comum, mas é também um dos mais graves. Ao utilizar o mesmo pano para higienizar ambientes diferentes, ocorre uma inevitável distribuição de bactérias e germes. Vale destacar que os espaços que contêm gordura possuem micro-organismos, e o mais indicado para manter a salubridade da casa é que eles não se espalhem para os outros ambientes.

Uso inadequado de álcool e cloro

O álcool e o cloro são produtos eficientes, mas o que se nota é uma falta de cuidado na utilização e manuseio desses itens. O álcool, por exemplo, enrijece superfícies emborrachadas. Já o cloro é um produto demasiadamente corrosivo, e deve ser evitado nas superfícies metálicas. Vale destacar que o cloro também pode manchar tecidos escuros, portanto, muita cautela!

Misturar produtos de limpeza

Nunca misture dois ou mais produtos de limpeza – quando misturados, alguns deles produzem gases altamente tóxicos para os seres humanos e também para os pets que moram na casa. Só para se ter uma ideia, misturar soda cáustica com vinagre pode iniciar incêndios e provocar queimaduras. Já a água sanitária, se misturada com produtos que contêm amoníaco, pode formar uma substância corrosiva, alérgica e explosiva.

E aí, você costuma cometer algum desses erros na hora da faxina? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e conte seus conhecimentos e dúvidas para a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria